Zambézia – (13/12/2016) – A Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), na província da Zambézia, apoia o INSS naquela região do País no processo de disseminação de informação e inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) no Sistema de Segurança Social.
Para o efeito, uma equipa composta por três membros daquela organização sindical escalou no passado dia 9 de Dezembro, o mercado central e algumas artérias da cidade de Mocuba, onde realizou, na companhia de dois técnicos do INSS, o trabalho de sensibilização e inscrição dos TCP.
O secretário executivo provincial da OTM-CS na Zambézia, Caetano Galhardo, disse estar preocupado com o facto de alguns TCP não aderirem à Segurança Social, pelo que a sua organização ao decidir juntar-se aos técnicos do INSS pretende ajudar a estabelecer contactos com os trabalhadores abrangidos a fim de esclarecê-los sobre a importância de estarem inscritos no Sistema.
“Constitui uma das atribuições da OTM-CS defender os interesses da classe trabalhadora, no caso, através da divulgação e consciencialização aos trabalhadores para aderirem ao Sistema de Segurança Social, reconhecido que é um direito fundamental que assiste a todos trabalhadores”, acrescentou.
O secretário executivo provincial da OTM-CS disse ser desejo da sua organização ver todos os TCP inscritos no Sistema, tendo mostrado a disponibilidade da sua agremiação em continuar a apoiar as actividades de sensibilização e inscrição daquela categoria de trabalhadores na Segurança Social.