Província de Maputo – (22/05/2020) – 45 Trabalhadores por Conta Própria (TCP) serão contemplados pelo INSS na província de Maputo na produção de 12.000 máscaras de protecção facial, no quadro das medidas de prevenção do Covid-19.
A produção de máscaras abrange os TCP de todos os distritos da Província de Maputo, sendo que o processo iniciou no distrito da Manhiça com a entrega de capulanas à 15 alfaiates e modistas, assim como do material de higienização composto por baldes e sabão.
A delegada provincial do INSS de Maputo, Celina Mucambe, disse, no acto de entrega daquele material, que a instituição abraçou a iniciativa para contribuir na prevenção da Covid-19, assim como incentivar aos TCP à continuarem a contribuir para a Segurança Social.
Os TCP contemplados comprometeram-se a produzir máscaras com qualidade, seguindo os padrões definidos pelo Ministério da Saúde.
Na ocasião, alguns trabalhadores não inscritos no Sistema ficaram impressionados com o gesto do INSS, tendo assegurado que iriam se inscrever e descontar para terem acesso às prestações da Segurança Social.
O chefe do posto administrativo de Xinavane, Manuel Muanzo, presente no acto da entrega das capulanas num dos mercados locais, enalteceu o papel do INSS e apelou aos alfaiates para valorizarem o facto de terem sido escolhidos dentre vários que exercem a mesma profissão, facto que deve ser honrado com a qualidade do seu trabalho.
Apelou-os ainda a mobilizarem os outros trabalhadores que exercem actividades por conta própria a inscreverem-se na Segurança Social.
O processo de distribuição de capulanas e produção de máscaras de protecção facial, no âmbito das medidas de prevenção ao novo coronavírus, está em curso em todo o País, onde serão confeccionadas 100.000 máscaras com envolvimento de 500 TCP.