MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


Os quadros do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) devem ver a comunicação assertiva como um imperativo no seu contacto com os utentes do sistema de segurança social, nomeadamente os empregadores, trabalhadores e pensionistas, bem como o público em geral.

A observação foi feita, há dias, pelo Director de Administração e Finanças (DAF) do INSS, Jaime Custódio Nhavene, que falava em representação da Direcção-Geral da instituição, no encerramento do ciclo de formações em comunicação assertiva, que decorreu no posto administrativo de Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo.

De acordo com Nhavene, no âmbito dos serviços prestados pelo INSS todos os quadros são chamados a serem profissionais coesos, com espírito de liderança, coordenação e articulação constante, imbuídos de humildade e submissão à missão assumida, o que significa ter um perfil profissional que paute por uma comunicação assertiva e não agressiva, não somente quando se trata da actuação no local de trabalho, mais especificamente no âmbito do atendimento ao público, como também no relacionamento entre os colegas.

Jaime Nhavene desafiou os formandos a pautarem por espírito de responsabilidade e pela transmissão correcta da imagem institucional, tendo em conta os desafios que têm pela frente, que passam pela interacção com os diferentes actores.

Por sua vez, o chefe do Departamento de Recursos Humanos no INSS, Aniano Tamele, reiterou que, hoje em dia, a comunicação assertiva se revela como uma importante habilidade profissional e para as próprias instituições, por constituir uma ferramenta que contribui bastante para o aprimoramento de experiências técnicas que visam a eficácia e maturidade comunicacionais. Ainda de acordo com Aniano Tamele, o INSS está ciente dos desafios que enfrenta para a melhoria da sua comunicação organizacional, no seu dia-a-dia, derivados de inúmeros factores, com destaque para o desconhecimento de algumas práticas ou a pouca aplicação prática, razão pela qual tem apostado neste tipo de capacitações contínua.

A formação de Macaneta contou com a participação de 58 profissionais do INSS, provenientes de todo o país e que durou cinco dias, tendo sido ministrados cinco módulos de natureza comunicacional.

A representante da GI Consultores e Serviços, que ministrou o curso, Gisela Loforte, manifestou elogiou o INSS pela iniciativa e instou-o a apostar na formação dos seus quadros em comunicação assertiva, como uma mais-valia para a instituição e para o público em geral.


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