Os pensionistas do sistema de segurança social obrigatória dos distritos afectados pelos ciclones Chido e Dikeledi, na província de Nampula, são beneficiários de um apoio disponibilizado pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), desde o passado dia 21 de Março, cujo processo de entrega é a ser gradual.
Neste contexto, 41 pensionistas residentes nos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique já beneficiaram do apoio, cujas cerimónias de entrega realizaram-se na passada sexta-feira, constituídas por material de construção, nomeadamente chapas de zinco, cimento, barrotes, arame e pregos, fizeram face aos estragos, reerguendo ou construindo as suas residências. Nesta primeira fase, foram identificados 56 pensionistas do sistema nos distritos da Ilha de Moçambique (30 pensionistas), Mossuril (11), Nacala-a-Velha (13) e Memba (2).
A atividade em alusão está inserida no esforço governamental para mitigar o impacto causado por esses dois fenômenos naturais, neste caso através do Ministério do Trabalho, Gênero e Ação Social e viabilizado pelo Programa de Ação Sanitária e Social, implementado pelo INSS, no âmbito de sua responsabilidade social.
Estima-se que pouco mais de 300 pensionistas do INSS tenham sido assolados pelos ciclones em referência na província de Nampula, entretanto, decorre um trabalho para o seu apuramento definitivo, através da identificação de mais pensionistas, levado a cabo por técnicos das delegações distritais e provinciais do INSS, em crescente com os governos locais.






