HomeNotícias

Jovens motociclistas sensibilizados sobre a importância do Sistema

Cabo Delgado - (14/06/2021) - Cerca de 121 jovens motociclistas foram sensibilizados a se inscreverem no Sistema de Segurança Social, como forma de garantir a sua proteção social, em caso de falta ou diminuição da capacidade para o trabalho.

 

 

O encontro de consciencialização dos Jovens, que aconteceu no Sábado, 12 de Junho, num dos estabelecimentos de ensino da cidade de Pemba, foi promovido pela Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, tendo contado com a participação da respectiva directora provincial, Maria Lourdes Carrilho, bem como dos responsáveis da Polícia de Trânsito, Polícia Municipal, da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, da Associação dos Transportadores Rodoviários de Cabo Delgado (ATROCAD), entre outros.

 

Na ocasião, a Directora Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto referiu que foi a pensar nos riscos que os jovens motociclistas, mais conhecidos por táxi mota, correm durante o exercício das suas actividades, que a sua instituição decidiu promover aquele encontro, como forma de consciencializá-los sobre a importância de contribuírem para a Segurança Social, assim como sobre o licenciamento da sua actividade e segurança rodoviária.

 

Ainda, durante a apresentação do tema sobre a Segurança Social, feita pelo Chefe de Repartição Provincial de Atendimento, Abdala Falume, houve o testemunho de um beneficiário do Sistema, André Sufo, que teve direito à prestações por doença. Segundo ele, enquanto trabalhava numa empresa de segurança, teve problemas de saúde e recebeu do INSS o subsídio por doença, tendo por isso, apelado aos participantes a aderir a inscrição e pagamento das contribuições.

 

Intervindo no encontro, o representante dos Jovens motociclistas, agradeceu o encontro, uma vez que permitiu colher informações sobre o Sistema de Segurança Social, tendo garantido envidar esforços com vista a melhorar a condução na via pública, assim como o licenciamento da suas actividades e inscrição no Sistema para beneficiar das prestações.

 

No final dos trabalhos, ficou acordado que o secretário executivo da ATROCAD, Cassimo Salimo, deve apresentar a lista dos jovens motociclistas ao Conselho Municipal de Pemba e a Delegação Provincial do INSS de Cabo Delgado para facilitar a sua inscrição no Sistema.

 

Go to top