HomeNotíciasSeminário de Seguro Social harmoniza procedimentos na Matola

Reforçar a gestão da segurança do Sistema

Maputo - (21/07/2021) - A Ministra do Trabalho e Segurança Social desafia ao sector de informática para que busque soluções permanentes e dinámicas com vista a reforçar a gestão da segurança do Sistema de Segurança Social, em face de potenciais ataques cibernéticos e de fraudes.

 

 

Margarida Adamugy Talapa fez o apelo durante a tomada de posse, no passado dia 15 de Julho, dos Chefes de Departamento de Informática, Hélia Natália Jeremias Machel e de Auditoria Interna, Lino Jorge da Costa Khalau.

 

A governante recomendou ainda a Chefe de Departamento de Informática para dinamizar o processo de desenvolvimento de funcionalidades informáticas tendentes à consolidação do SISSMO (Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique) como um todo, de modo a tornar cada vez mais eficaz, eficiente e transparente todos os processos inerentes a gestão do Sistema de Segurança Social.

 

O Departamento de Informática, segundo enfatizou, deve ter sempre presente que a modernização do INSS é um processo irreversível visando melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços que são prestados aos beneficiários e contribuintes.

 

Ao Chefe do Departamento de Auditoria Interna, a Ministra do Trabalho e Segurança Social apelou para que o sector continue a ser um instrumento de supervisão e apoio à Gestão, bem como a delinear e realizar auditorias, com o objectivo de acrescentar valor e contribuir para a melhoria de desempenho da Instituição.

 

“Nesse sentido, a acção do Departamento de Auditoria Interna deve incidir, essencialmente, sobre a eficácia e eficiência das operações e processos, bem como sobre a conformidade legal, regulamentar e contratual, salvaguardando assim os interesses do INSS no seu todo”, acrescentou.

 

Ainda na mesma data, Margarida Adamugy Talapa empossou outros quadros para exercerem as funções de direcção e chefia ao nível do Ministério do Trabalho e Segurança Social e nas instituições subordinadas.

 

Go to top