HomeNotíciasA PAV é um acto de aproximação com os utentes do Sistema

INSS oferece furo de água no Lago Niassa

Niassa - (24/08/2021) - 1.210 habitantes do povoado de Matenje, no posto administrativo de Lunho, no distrito de Lago, passam a beneficiar de água potável, na sequência da oferta de um furo do precioso líquido, feita pela Delegação Provincial do INSS, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social.

 

 

A oferta, que aconteceu no passado dia 21 de Agosto, contou, para além de membros do executivo local e provincial, com a presença do Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela.

 

Falando na ocasião, Rolinho Manuel Farnela, disse que o seu sector, através do INSS, encontrou aquela forma de apoiar a população de Matenje a ultrapassar o problema que a apoquentava, há anos, providenciando a água potável.

 

O Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social garantiu que o gesto do INSS no distrito do Lago espelha o contexto social na actuação, independentemente do estatuto social dos beneficiários das suas acções.

 

Ainda segundo Rolinho Manuel Farnela, o distrito do Lago precisa de acções conjuntas para o seu desenvolvimento, porque reúne condições para o efeito. Apontou as potencialidades existentes, por exemplo, como sendo propícias para a criação de empregos, nas diversas vertentes, desde os formais até aos resultantes do empreendedorismo, assente no auto-emprego.

 

O sector do turismo, a título de exemplo, é um dos que se pode aproveitar para explorar mais para o mercado de emprego, quer por conta de outrem, quer por conta própria e, tendo a perspectiva de que, segundo o governante, com o pouco que se ganha pode-se assegurar a vida, nomeadamente inscrevendo-se no INSS.

 

O INSS no distrito do Lago conta, actualmente, com um total de 142 contribuintes (empresas) e 2.362 beneficiários (trabalhadores) inscritos. Conta, ainda, com 11 pensionistas, sendo  2 por velhice, 2 por invalidez e 7 de sobrevivência.

 

Por sua vez, a governadora provincial do Niassa, Judite Massengele, que agradeceu o gesto, tendo apelado as outras instituições do Estado e do sector privado a abraçarem iniciativas daquela natureza.

 

“A iniciativa do INSS é de se louvar e incentivamos as demais organizações governamentais ou não a seguirem o exemplo, tudo em prol da satisfação das necessidades da nossa população. O mais importante é cuidarmos dos bens que recebemos para que aqueles que nos ajudam tenham mais motivação para fazerem mais”; acrescentou.

 

A população de Matenje referiu, na sua mensagem, que com a entrega do furo de água, o INSS livrou os mais de 1.200 habitantes do sofrimento que não parecia ter fim, tendo em conta os anos em que estiveram sujeitos à escassez de água potável. A população assumiu o compromisso de cuidar bem a infra-estrutura, de modo que o passado sinuoso não volte àquela comunidade.

 

Go to top