HomeNotíciasINSS capacita funcionários em documentação e bibliotecas

INSS capacita funcionários em documentação e bibliotecas

Maputo - (31/08/2021) - Sete funcionários do INSS afectos aos diferentes sectores nos Serviços Centrais, estão, desde esta Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, a ser capacitados em matérias de gestão de documentos e bibliotecas.

 

 

Com a duração de 15 dias, o curso de capacitação em gestão de documentos e bibliotecas está a cargo da Direcção dos Serviços de Documentação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

 

Os conteúdos da formação estão distribuídos em módulos relacionados com a organização e tratamento de documentação e informação, o serviço de referência de informação, a organização e administração de bibliotecas e a gestão da biblioteca digital.

 

Segundo a Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, a iniciativa do INSS de promover o curso surgiu do facto de a biblioteca da instituição, ainda em criação, se encontrar, presentemente, a funcionar em condições infra-estruturais e materiais não adequadas para uma boa gestão da informação, o que pressupõe a concepção, implementação e automação do sector.

 

Nesse sentido, o INSS pretende, segundo destacou a Directora de Seguro Social, munir os funcionários abrangidos de ferramentas adequadas e actualizadas sobre a área, nomeadamente em matérias de registo de material bibliográficos e não bibliográfico, a classificação do material depositado na biblioteca, o manuseio da base de dados, o atendimento virtual e a administração de recursos electrónicos, a orientação dos utentes na pesquisa do acervo, o empréstimo de material bibliográfico, entre outros assuntos relacionados.

 

Com a biblioteca, em fase de criação, o INSS pretende que, com uma boa gestão de documentos, seja facilitado o acesso e a localização de informação pretendida pelos utentes do Centro de Documentação e Informação do INSS, razão pela qual, segundo Hermenegilda Carlos, esta parceria com a academia deve ser valorizada pelos funcionários que se beneficiam do curso, porque tal irá criar uma outra dinâmica no sector.

 

Por sua vez, o director dos Serviços de Documentação da UEM, Horácio Zimba, disse que a iniciativa do INSS, de recorrer à academia para a modernização do sector bibliotecário é de enaltecer, porque no momento actual a gestão de informação é um caminho para o sucesso e, para o efeito, é preciso que as metodologias da área sejam sempre actualizadas e modernizadas.

 

Apontou a parceria entre o INSS e a UEM como um bom exemplo na busca conjunta de soluções para os diversificados temas no sector público.

 

Go to top