HomeNotíciasFuncionários do INSS aperfeiçoam mecanismos de segurança tecnológica

INSS divulga regulamentos da Segurança Social e do Prémio do Jornalismo

Província de Maputo - (09/09/2021) - Jornalistas de três órgãos de informação baseados na Cidade da Matola beneficiaram, há dias, de palestras sobre os Regulamentos da Segurança Social Obrigatória e do Prémio Nacional de Jornalismo, no âmbito das acções de divulgação desenvolvidas pela Delegação Provincial do INSS.

 

As palestras, orientadas pelo técnico da delegação provincial do INSS de Maputo, Celso Tomás, abrangeram os profissionais de comunicação social da Rádio de Moçambique, Televisão de Moçambique e da Televisão Dinâmica.

 

Nos referidos encontros, foram partilhadas informações sobre diversos aspectos relacionados com a legislação do Sistema de Segurança Social, com destaque para o Regulamento da Segurança Social Obrigatória, aprovado pelo Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro, assim como sobre o Prémio Nacional de Jornalismo em Segurança Social Obrigatória (PNJSSO), cuja primeira edição foi lançada no passado dia 12 de Julho pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa.

 

Sobre o PNJSSO destacou-se a necessidade de os jornalistas concorrentes estarem inscritos e a descontarem regularmente para o Sistema de Segurança Social.

 

O PNJSSO é da iniciativa do INSS, em parceria com o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo que os prémios estão subdivididos em três categorias, nomeadamente a Imprensa, Rádio e Televisão.

 

Pretende-se, com o prémio, reconhecer e encorajar aos órgãos de informação, sobretudo os jornalistas, para a prática de jornalismo em matérias da Segurança Social, dado o papel informativo, educativo e mobilizador que exercem na sociedade, bem como na massificação das mensagens sobre a importância de os trabalhadores estarem inscritos no Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem a sua protecção social e dos seus familiares.

 

A entrega dos trabalhos para o concurso termina a 15 de Outubro de 2021, sendo elegíveis as peças jornalísticas divulgadas nos órgãos de informação no período entre 9 de Julho e 30 de Setembro de 2021.

 

Go to top