HomeNotíciasPopulação de Munguine com "água" do INSS

Mais apoio aos pensionistas do Sistema de Segurança Social

Maputo - (17/09/2021) - Pensionistas do Sistema de Segurança Social estão a beneficiar de diverso apoio do INSS em casas, material de construção, cadeiras de rodas, produtos alimentícios, no quadro das festividades do 32º aniversário do Sistema de Segurança Social, que se assinala a 18 de Setembro.

 

 

O apoio, que se enquadra no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, já contemplou até a manhã desta Sexta-feira, 17 de Setembro, os pensionistas das províncias da Zambézia, Manica, Gaza, Cabo Delgado e Inhambane.

 

Na Zambézia, a Delegação provincial do INSS procedeu na Quarta-feira à entrega de material de construção a 10 pensionistas de velhice e uma cadeira de rodas a outro pensionista de velhice, padecendo de doença e com dificuldades de locomoção, cujas cerimónias decorreram nos distritos de Quelimane, Mocuba, Milange e Gurué.

 

A delegação provincial de Gaza ofereceu no dia 15 de Setembro, no distrito de Chokwé, material de construção a 10 pensionistas, constituído por chapas de zinco, barrotes e cimento. Ainda na mesma ocasião houve a entrega de 10 quites de corte e costura a igual número de pensionistas de sobrevivência, que beneficiaram, no ano de 2019, de formação específica em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo.

 

Ainda no dia 15 de Setembro, a Delegação Provincial de Manica procedeu a entrega de diverso material de construção a uma pensionista de sobrevivência na cidade de Chimoio. O material oferecido é constituído por cimento, varões, pregos, barrotes, arrame, entre outros.

 

Na província de Inhambane, a delegação provincial entregou material de construção a quatro pensionistas, composto por chapas de zinco, pregos, barrotes, sacos de cimento, arrame e ripas, tendo os mesmos ainda beneficiado de cesta básica.

 

Para além do apoio social aos pensionistas, as delegações provinciais têm realizado diversas actividades de divulgação do Sistema de Segurança Social.

 

A titulo de exemplo, na cidade capital do país, a Delegação do INSS realizou um encontro com os sindicatos, na sede da Delegação da OTM-CS da cidade de Maputo, para a divulgação do decreto nº29/2021 de 12 de Maio, sobre o perdão de multas e a redução de juros de mora, para além de visitas efectuadas a dois contribuintes do sistema, nomeadamente Alerta Segurança e a Delta Segurança, empresas que contam, actualmente, com mais de mil trabalhadores inscritos e outros não inscritos no sistema de segurança Social.

 

Ainda durante a semana, o INSS na capital do país efectuou encontros com alguns Trabalhadores por Conta Própria (TCP), um grupo que já tem, actualmente, 17 mil inscritos no Sistema. Entretanto, deste número apenas 2 mil é que estão a pagar as suas contribuições.

 

Go to top