HomeNotíciasTrabalhadores dos serviços sociais da PRM sensibilizados sobre o papel do Sistema

INSS saúda pensionistas por velhice por ocasião do dia do idoso

Maputo - (1/10/2012) – O INSS saúda os pensionistas por velhice do Sistema de Segurança Social, por ocasião do dia Internacional do idoso, que se comemora esta Sexta-feira, 1 de Outubro.

 

 

 

O INSS defende o amor, o carinho e uma vida digna que os idosos devem merecer na sociedade. É neste contexto que, reconhecendo a sua entrega ao trabalho na fase activa, e, por conseguinte, das contribuições canalizadas ao Sistema de Segurança Social, que a instituição tem estado, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, a proporcionar apoio diverso aos pensionistas, incluindo os de velhice.

 

A título de exemplo, o INSS tem apoiado os pensionistas, através de oferta de casas, material de construção, meios de locomoção, como cadeiras de rodas e bengalas, assistência em consultas de oftalmologia e na aquisição de óculos de vista, produtos alimentícios, entre outros.

 

O dia internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro. Este ano, no nosso País, a data comemora-se sob o lema “ Por um mundo digital inclusivo à pessoas idosas”.

 

O dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

 

A mensagem do dia do idoso é de transmitir mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

 

O Sistema de Segurança Social contava, até ao primeiro semestre de 2021, com 103.540 pensionistas, dos quais 36.412 recebem pensão por velhice.

Go to top