HomeNotíciasCidade de Maputo com mais de 400 novos beneficiários no SISSMO

Festividades de 8 de Maio marcadas por actividades sociais e de divulgação

Maputo - (09/05/2022) - Divulgação do Sistema de Segurança Social e apoio social diverso, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, fazem parte das actividades desenvolvidas pelo INSS alusivas a 8 de Maio, dia Mundial da Segurança Social, que se assinalou este Domingo.

 

 No rol das actividades levadas a cabo entre os dias 3 e 9 de Maio, consta a realização, a nível de todas as províncias, de palestras de divulgação do Sistema junto de Trabalhadores por Conta de Outrem e Trabalhadores por Conta Própria e participação de quadros do INSS em programas informativos e de debate na rádio e televisão.

 

No quadro do Programa de Acção Sanitária e Social, foram realizadas actividades como feira de saúde, oferta de meios de compensação (cadeiras de rodas, bengalas, canadianas) aos pensionistas, entrega do material escolar e produtos alimentícios, entre outras. 

 

A nível da Cidade de Maputo, o INSS ofereceu cadeiras de rodas a pensionistas com problemas de locomoção, bem como promoveu uma formação em corte e costura para pensionistas de sobrevivência, no Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC).


Na província de Tete, realizou-se uma capacitação em matéria de Segurança Social, dirigida a contribuintes, beneficiários e Trabalhadores por Conta Própria, onde dentre vários aspectos, foram abordadas s vantagens de inscrição no Sistema, a elaboração das declarações de remunerações e dos ganhos do processo de modernização e informatização do Sistema.

 

A Delegação Provincial de Maputo promoveu, em parceria com a direcção provincial de saúde, uma feira na qual participaram 77 pensionistas. No local, os pensionistas receberam máscaras e beneficiaram-se de testes de estomatologia, medição de hipertensão e vacinação contra a Covid-19. O evento serviu ainda para a realização da prova de vida aos pensionistas.

 

Realizou ainda, palestras de sensibilização e inscrição dos TCP, assim como procedeu com a emissão de cartões biométricos aos beneficiários.

 

O INSS naquela região do Pais ofereceu produtos alimentícios diversos aos pensionistas, tendo ainda participado num debate radiofónico onde partilhou informações sobre o Sistema de Segurança Social.

 

Em Sofala, a delegação provincial do INSS ofereceu material escolar as crianças do distrito de Buzi.

 

Na província de Gaza, igualmente, o INSS ofereceu material escolar a menores que recebem pensões de sobrevivência do distrito de Massingir, local que acolheu ainda a oferta de produtos alimentícios a pensionistas de velhice.

 

Em Nampula, o INSS realizou diversas palestras de divulgação do Sistema de Segurança Social, tendo o respectivo delegado provincial mantido encontro com seu homólogo da Televisão de Moçambique para o estreitamento das relações institucionais, assim como visitou as instalações do jornal Notícias.

 

Em Cabo Delgado, o INSS efectuou palestras dirigidas a Associação de Pescadores da Cidade de Pemba, aos fazedores das Artes e Cultura e as grandes, médias e pequenas empresas sedeadas em Pemba e nos distritos de Montepuez e Chiure. Realizou ainda visitas domiciliárias aos pensionistas de invalidez e de sobrevivência onde ofereceu cabazes constituídos por produtos da primeira necessidade, bem como presenteou com um cabaz ao 1° bebé, recém nascido no dia 8 de Maio, na aldeia de Nacuta, distrito de Metuge.

 

Na província de Inhambane, foram realizadas palestras ao nível de Maxixe, Vilankulo e Inhassoro, dirigidas aos oleiro, vendedores de coco e pescadores.

 

O distrito de Alto Molócuė, na província da Zambézia, acolheu o acto de entrega de bengalas brancas e produtos alimentícios a dois pensionistas de velhice, com problemas de visão.

 

 

 

 

 

Go to top