HomeNotícias

Metuge terá edifício do INSS construído de raíz

Cabo Delgado - (11/05/2022) - O distrito de Metuge passará a contar, brevemente, com os serviços da Segurança Social, com a conclusão das obras de construção das futuras instalações, onde funcionará a delegação distrital do INSS.

 

 

O Director Geral do INSS, Joaquim Moisés Siúta, de visita de trabalho à província de Cabo Delgado, de 9 a 10 de Maio do ano em curso, inteirou-se do rítmo dos trabalhos da construção do referido edifício da delegação distrital, no quadro da estratégia de expansão territorial do Sistema de Segurança Social.

 

Trata-se de um edifício construído de raíz e a primeira instalação no distrito, cujos contribuintes, beneficiários e pensionistas são assistidos através da cidade de Pemba, a capital provincial, bem como de brigadas móveis.

 

O Governo do Distrito de Metuge, já tinha se comprometido a dar apoio incondicional ao INSS para a concretização deste plano, facto que viria a acontecer, para além de ajudar na multiplicação de acções de mobilização dos diferentes grupos sócio-económicos locais com vista a se inscreverem no Sistema de Segurança Social, para o seu futuro social e dos dependentes, nomeadamente os pescadores e os operadores dos sectores pecuário, comercial e agrícola, que são as actividades de eleição na região.

 

Durante a sua visita a Cabo Delgado, o Director-Geral do INSS congratulou, ainda, a delegação provincial, pelo desempenho alcançado durante o primeiro quadrimestre de 2022, não obstante as adversidades vividas nalguns pontos do centro e norte daquele ponto do país, derivadas dos ataques terroristas, que terão obrigado parte da população e agentes económicos a abandonarem as suas habituais zonas de residência e de actividade.

 

Contudo, Joaquim Siúta, mesmo com esta satisfação, recomendou a delegação provincial do INSS no sentido de inscrever mais empresas e trabalhadores no Sistema de Segurança Social, tendo em conta que este é um instrumento de combate à pobreza. Recomendou ainda para a necessidade de se manter constantemente contactos com as entidades licenciadoras das actividades económicas, com vista a inscrever maior número de empresas.

 

Quanto à situação da dívida de contribuintes para com o Sistema, o Director Geral do INSS enalteceu, igualmente, os resultados alcançados na sua cobrança, onde, durante o período em análise, ou seja, no primeiro quadrimestre do presente ano, foi possível recuperar pouco mais de 14 milhões de meticais. A dívida global dos contribuintes ao INSS, em toda a província de Cabo Delgado, é de cerca de 146 milhões de meticais e, para o ano de 2022, o plano é de cobrar 31 milhões de meticais.

 

Metuge dista cerca de 40 quilómetros da cidade de Pemba, a capital provincial de Cabo Delgado.

 

 

Go to top