HomeNotícias INSS procura proteger-se em matérias das TIC

Estudantes aprendem “ABC” da Segurança Social em Matutuine

Província de Maputo - (10/08/2022) -  Estudantes do distrito de Matutuine foram  consciencializados, há dias, sobre a importância  do Sistema de Segurança Social, como forma de, desde a tenra idade, prepararem o seu futuro social.

 

As acções educativas estão a ser levadas a cabo pela Delegação Distrital do INSS de Matutuine, através de palestras em diferentes instituições e níveis de ensino deste ponto do sul da província.

 

A iniciativa do INSS visa dotar os alunos finalistas do ensino médio, técnico-profissional, os estudantes universitários, bem como outros extractos juvenis de conhecimentos sobre os seus direitos e deveres inerentes à segurança social, numa perspectiva de futuros trabalhadores e contribuintes do Sistema de Segurança Social.

 

No encontro, que aconteceu na Escola Comunitária Graça Machel, onde participaram 70 estudantes, o INSS esteve representado pelo Delegado Distrital de Matutuine, Arnaldo Muteto, que destacou a importância dos alunos terem conhecimentos sobre o Sistema de Segurança Social, como forma de garantir a sua protecção social e de seus familiares.

 

Os estudantes congratularam-se com a iniciativa do INSS em partilhar informações sobre as vantagens da inscrição no Sistema de Segurança Social, tendo solicitado mais acções de divulgação, dado que este é um assunto pertinente e com os conhecimentos adquiridos poderão sensibilizar os seus parentes e guardas da escola.

 

É importante que, no entender do INSS, a abordagem destas matérias comece mais cedo, em que estes futuros actores do mercado laboral dominem a componente da Segurança Social, porque é nela onde reside o futuro de qualquer pessoa que trabalha e rende para a sua vida social. Razão pela qual, nas palestras são abordadas, entre outras perspectivas, a importância de estar inscrito no Sistema, a emissão de declarações e o pagamento de contribuições no Sistema de Segurança Social Obrigatória, bem como os prazos estabelecidos para o efeito, o enquadramento dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) e a Manutenção Voluntária no Sistema.

 

Estudantes, os beneficiários de cursos de formação profissional e candidatos a emprego e ao auto-emprego, à escala nacional, têm merecido a atenção do INSS, tendo em conta o futuro desta camada social, em matéria de Segurança Social, promovendo a consciencialização sobre a importância de estar inscrito no Sistema de Segurança Social, na perspectiva de preparar o futuro social, ainda cedo, em parceria com outras instituições públicas e privadas.

 

Trata-se de uma política governamental que visa a preparação deste grupo social para o mercado formal, começando, desde cedo, com o domínio dos processos iniciais para o efeito, entre os quais a conciliação da vida profissional e o ciclo contributivo para o seu futuro social e dos seus dependentes, através do seu rendimento no presente.

 

A estratégia do INSS consiste em mobilizar os jovens e outros grupos, economicamente activos, a inscreverem-se no sistema de segurança social e assim começarem, ainda cedo, a contribuir com regularidade, como forma de garantir o seu futuro, bem como usufruir dos benefícios que o sistema oferece no presente. O novo Regulamento da Segurança Social Obrigatória (SSO), aprovado pelo Conselho de Ministros, através do Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro, abre espaço para a entrada no Sistema de Segurança Social de mais grupos, mesmo que não sejam assalariados, incluindo os que actuam na economia informal, os quais são enquadrados no regime dos TCP.

 

 

Go to top