HomeNotíciasÓrgãos da Administração da Justiça e INSS unem-se para a cobrança da dívida

Agentes económicos de Mopeia esperançosos pelo novo posto de atendimento do INSS

Zambézia - (05/09/2022) - A entrada em funcionamento, para breve, do posto de atendimento do INSS em Mopeia, província da Zambézia, está a entusiasmar os agentes económicos do distrito, dada as vantagens que tal  infraestrutura trará para a região no acesso aos serviços prestados pela instituição.

 

A satisfação foi manifestada há dias, em Mopeia, durante um encontro entre uma equipa chefiada pelo delegado provincial do INSS na Zambézia, Paulo Majacunene e os agentes económicos na vila sede do distrito de Mopeia, no âmbito da divulgação dos serviços do INSS e da sensibilização dos contribuintes para o pagamento extrajudicial da dívida de contribuições para com o Sistema de Segurança Social.

 

Para os agentes económicos de Mopeia, a entrada em funcionamento do referido posto de atendimento, que surge no âmbito da política de modernização e expansão dos serviços do INSS, com vista a aproximar os utentes do Sistema de Segurança Social, irá permitir, por um lado, uma melhor interacção com os serviços da Segurança Social e, por outro, reduzirá a distância e o tempo de espera que se verifica actualmente nas solicitações para o pagamento das prestações, ao nível do distrito de Mopeia.

 

O distrito de Mopeia conta, actualmente, com 203 contribuintes (empresas) inscritos, 1.778 beneficiários (trabalhadores) e 20 Trabalhadores por Conta Própria (TCP), atendendo mais de 10 pensionistas e, com a entrada em funcionamento deste posto de atendimento, perspectiva-se uma maior adesão e abrangência dos contribuintes, beneficiários e, sobretudo dos  TCP, maioritariamente na actividade comercial, bem como piscatória. Com a entrada em funcionamento do posto de atendimento de Mopeia, os utentes dos distritos de Chinde e Luabo passarão a ser assistidos nesta delegação distrital, actualmente servidos pela delegação de Morrumbala.

 

No mesmo âmbito da divulgação e inscrição de novos contribuintes e beneficiários no Sistema de Segurança Social, foi mantido um encontro de sensibilização com a associação dos pescadores locais, no povoado de Deda, com cerca de 90 pescadores, aos quais foi explicada a pertinência de estarem inscritos na Segurança Social, tendo em conta o seu futuro social e das suas famílias, assim como os imprevistos no presente, nomeadamente em caso de perda de capacidade para o trabalho, entre outros.

 

A construção de postos de atendimento aos utentes do Sistema da Segurança Social está a acontecer um pouco por todo o país, com o objectivo de facilitar o atendimento ao público das zonas ou locais onde os serviços da instituição ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações.

 

O INSS adoptou um modelo de postos de atendimentos mais adequado para a necessidade detectada, que compreende um conjunto de infra-estruturas e serviços adjacentes, e não apenas uma casa, como são os casos do próprio edifício principal, que leva um acabamento em mármore e alumínio, um tecto falso, um muro de vedação, uma pavimentação, jardim no pátio, para além de uma guarita, um portão com uma cerca eléctrica e um alpendre para viaturas.

 

Para além destas componentes, o modelo conta, ainda, com um furo de água, com o respectivo suporte e tanques, um depósito subterrâneo, um sistema de vídeo vigilância e um gerador eléctrico próprio, assim como duas casas de banho, sendo uma interna e outra externa. Nota-se, ainda, no custo total da construção de cada posto de atendimento, a instalação da rede de base de dados do SISSMO (Serviço de Informação da Segurança Social de Moçambique).

 

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