HomeNotíciasIncubadoras para o Hospital Rural de Chókwè

Técnicos do INSS formados em Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro

Província de Maputo - (28/09/2022) - 42 técnicos do INSS estão a ser formados desde Segunda-feira, na localidade de Ponta de Ouro, distrito de Matutuine, em Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro.

 

 

A formação regional sul, que terá a duração de cinco dias, envolve funcionários que exercem actividades nas áreas da Gestão, Contabilidade e Participações Financeiras do INSS, em representação dos serviços centrais e das delegações provinciais.

 

O Director da Administração e Finanças, Jaime Nhavene, discursando na abertura da formação, em representação da Direcção Geral do INSS, destacou que o evento reveste-se de extrema relevância, na medida em que promoverá um desenvolvimento profissional e actualização das práticas contabilísticas, bem como a partilha e troca de experiências, principalmente na percepção e interpretação dos conteúdos a serem ministrados.

 

As normas internacionais de relato financeiro, são, segundo referiu Jaime Nhavene, um conjunto de regras que determinam como devem ser feitos os procedimentos contábeis dentro de uma instituição pública ou privada.

 

"Estamos cientes da especificidade da actividade do INSS, bem assim, do seu plano de contas, contudo, é nossa expectativa que os funcionários do INSS que lidam com o registo das transações (contribuições, prestações, investimentos e outras operações correntes), mantenham sempre actualizadas as melhores práticas contabilísticas internacionais harmonizadas com as nacionais (PGC-NIRF)", explicou o Director da Administração e Finanças.

 

A formação dos técnicos do INSS conta com a facilitação de um quadro da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, sendo que nos próximos dias serão realizadas outras duas sessões de formação nas regiões centro e Norte.

 

Go to top