HomeNotíciasMelhores contribuintes e jornalistas distinguidos pelo contributo em prol do Sistema

Melhores contribuintes e jornalistas distinguidos pelo contributo em prol do Sistema

Maputo - (20/11/2022) - Os vencedores de concursos de melhores Contribuintes e Trabalhadores por Conta Própria (TCP), bem como de trabalhos jornalísticos em Segurança Social Obrigatória, foram premiados durante a Gala de Premiação do INSS, realizada no dia 18 de Novembro de 2022, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo.

Realizada sob o lema "INSS-Valorizando o Contributo das Empresas, dos Trabalhadores e dos Profissionais de Comunicação Social no Desenvolvimento da Segurança Social", a gala reconheceu e destacou as entidades empregadoras e TCP que pagam, regularmente, as contribuições ao Sistema de Segurança Social, bem como os profissionais de Comunicação Social pelo seu papel na divulgação de matérias sobre Segurança Social.

 

Como melhores contribuintes, a G4S - Secure Solutions, Lda, da Cidade de Maputo; a Saboeira de Inhambane, da Província do mesmo nome e Pinto Mungune, da Província de Niassa, foram premiados como grande, média e pequena empresas, respectivamente.

 

Para melhores TCP, foram galardoados Suzana José Lucas, da Província de Inhambane; Augusto José Eleutério Ribeiro, de Sofala e Omar Juma, de Nampula, em representação das regiões sul, centro e norte, respectivamente. Os contribuintes e TCP vencedores receberam um galardão e um diploma de honra.

 

Relativamente aos melhores trabalhos jornalísticos em Segurança Social Obrigatória, foram distinguidos jornalistas nas categorias de televisão, rádio e imprensa escrita.

 

Na categoria de televisão, Dário Alfredo Cossa e Julieta Berta António Zucula, da STV, ficaram em primeiro lugar com o trabalho intitulado “Segurança Social: uma atitude no presente que pode fazer diferença no futuro”; Eduardo Sive Figurão, correspondente da Rádio Moçambique (RM) na África de Sul, foi o primeiro na categoria de rádio, com o trabalho sobre "o processo de inscrição de trabalhadores moçambicanos na África de Sul no Sistema de Segurança Obrigatória", enquanto que na categoria de Imprensa, Nhama Armando Matabicho, Tânia Maria Pereira e Salvador Henriques Manaques Mussauca, do Jornal Diário da Zambézia foram os vencedores com a reportagem “processo de recuperação da dívida de contribuições e o seu Impacto para os trabalhadores".

 

Em segundo lugar, foram distinguidos nas três categorias, Domingos Manuel Tomás, da Televisão de Moçambique em Gaza”; Hamilton António Piletiche, do emissor provincial da RM da Zambézia e Francisco Esteves Luo, do Jornal Autarca da Beira, da província de Sofala.

 

Para os terceiros classificados, a distinção coube à Irene Solange António Munguambe, da TV Miramar; Daniel Tinosse Faela, do Emissor Provincial da RM de Inhambane e Miguel Paulo Munguambe, do Jornal o Público.

 

Os primeiros classificados de cada categoria tiveram como prémio 150.000,00 MT, laptop e diploma de honra, os segundos posicionados 100.000,00 MT, laptop e diploma de honra e terceiros classificados 50.000,00 MT, tablet e diploma de honra.

 

Os jornalistas Leonardo Fernando Manuel Duarte, da TV Sucesso; Victor Arcanjo África, da RM e Raúl Senda, do Jornal Savana, tiveram menção honrosa, pelo reconhecimento das reportagens produzidas.

 

O evento contou com a presença de membros do Governo, com destaque para o Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa e Secretário do Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, quadros do Ministério do Trabalho e Segurança Social e do INSS, representantes de empregadores e trabalhadores, profissionais de comunicação social, entre outros convidados.

 

Go to top