HomeNotíciasIdosos satisfeitos com a oferta do INSS

INSS cada vez mais apostado na melhoria da vida dos beneficiários e pensionistas

Maputo - (22/11/2022) - O INSS está cada vez mais apostado na modernização e expansão, como forma de prestar serviços de qualidade aos utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente contribuintes (empresas), beneficiários (trabalhadores) e pensionistas.

 

No rol das actividades desenvolvidas em prol dos beneficiários e pensionistas, a instituição tem estado a construir instalações, um pouco por todo o País, com intuito de proporcionar um atendimento condigno, modernizar e simplificar os procedimentos para imprimir maior celeridade às solicitações recebidas, assim como a prestar apoio aos trabalhadores, incluindo para os Trabalhadores por Conta Própria, através de materiais de geração de rendimento que os possibilitem ganhar dinheiro para garantirem a sua contribuição ao Sistema de Segurança Social.

 

Aos pensionistas do Sistema de Segurança Social, o INSS, motivado pelo espírito de reconhecimento e valorização dos verdadeiros donos do Sistema de Segurança Social, tem estado a desenvolver, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, diversas acções visando a melhoria da sua qualidade de vida, como são os casos de oferta de cadeiras de rodas para os que possuem necessidades especiais; os apoios em material de construção e em habitações; a assistência aos que sofrem de problemas de vista; ofertas de cestas básicas e material de protecção contra pandemias, entre outras acções.

Ainda no âmbito da melhoria da vida dos pensionistas, o INSS tem feito, anualmente, a actualização das pensões sempre que há reajuste dos salários mínimos dos oito sectores de actividade do sector privado, que são anunciados pelo Governo, depois de serem aprovados, por consenso, na Comissão Consultiva do Trabalho.

 

Para este ano, não se fugiu a regra. A actualização das pensões foi feita depois do reajuste dos salários mínimos do sector privado e os pensionistas foram pagos os seus valores, com efeitos retroactivos a partir de Abril de 2022.

 

De referir que a pensão mínima no INSS não pode, por imperativo legal, ser inferior a 90 ℅ do salário mínimo mais baixo e o INSS tem estado a respeitar as normas fazendo reajustamento das pensões.

 

Go to top