HomeNotícias

Inscrição massiva de trabalhadores por conta própria chega a Chitima

Tete - (12/05/2023) - No quadro das comemorações de 8 de Maio, Dia Mundial da Segurança Social, as brigadas formadas pela delegação provincial do INSS em Tete para a campanha de inscrição massiva de trabalhadores por conta própria (TCP) e agentes do Estado em Tete escalaram alguns distritos, no prosseguimento da actividade, que irá até ao próximo mês de Junho, em todo o país.

 

 

A vila sede distrital de Cahora-Bassa, Chitima, foi uma das contempladas, na passada Segunda-feira, mais concretamente ao nível do seu Posto Administrativo sede, onde decorreu a réplica da campanha de inscrição massiva deste grupo de trabalhadores, cujo evento foi testemunhado pelo administrador do distrito de Cahora-Bassa, Carlos Gabriel Matimbe, e que contou com a participação de membros do governo local, parceiros sociais, líderes Comunitários e agentes económicos daquele distrito.

 

Dirigindo-se aos presentes, o administrador do Distrito de Cahora-Bassa sublinhou a importância do Sistema de Segurança Social , apelidando-o como um instrumento de combate à pobreza no país. Segundo Matimbe, inscrever-se na segurança social e, quiçá, pagando as respectivas contribuições, regularmente, é um acto de grande louvor social, porque assim se prepara a vida futura de qualquer cidadão.

 

Razão pela qual, o administrador de Cahora-Bassa convidou a todos os agentes económicos a se inscreverem no sistema, como forma de assegurar que os trabalhadores e as suas famílias estejam protegidos e, assim, garantir o seu futuro, sobretudo nas situações de falta ou redução de capacidades para o trabalho.

 

Durante o evento, que foi animado por grupos culturais, com destaque para o Gule wankulu, vulgo Nyau, 38 trabalhadores por conta própria aderiram imediatamente à campanha, inscrevendo-se no sistema de segurança Social, maioritariamente do sector comercial, que exercem as suas actividades naquele ponto da província de Tete, no centro do país.

 

A Delegação provincial do INSS em Tete tem, para além da cidade capital provincial, três delegações distritais, nomeadamente em Moatize, Angónia e Cahora-Bassa. A Delegação Distrital de Cahora-Bassa, localizada na vila sede de Chitima, assiste, igualmente, aos distritos de Marávia, Zumbo e Mágoe.

 

 

Go to top