HomeNotícias

INSS entrega casa de pensionista reabilitada em KaMaxakeni

Cidade de Maputo - (12/05/2023) - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), através da delegação da cidade de Maputo, procedeu à entrega de uma casa totalmente reabilitada a um pensionista por velhice, residente no distrito Municipal KaMaxakeni.

Trata-se de Armando Uane Vilanculo, que durante a realização da Prova Anual de Vida ano de 2021, apresentou a preocupação ao INSS, pedindo apoio em material de construção para a reabilitação da sua casa.

 

O acto de entrega, presenciado pelos familiares e vizinhos do beneficiário, aconteceu na passada Quinta-feira, durante o qual o pensionista recebeu a respectiva chave das mãos da directora de Seguro Social no INSS, Hermenegilda Maria Carlos, que se fazia acompanhar pela delegada do INSS ao nível da Cidade de Maputo, Hortência Mucambe Banze.

 

Para a directora do Seguro Social, o gesto não não foi nenhum favor ao pensionista, mas sim de uma justiça para quem trabalhou e contribuiu durante a sua vida activa, profissionalmente, para além de que é postura do INSS assistir os verdadeiros donos do sistema, sempre que necessário, como foi o caso de Armando Vilanculo, cuja residência se encontrava em avançado estado de degradação e imprópria para habitar.

 

As obras de reabilitação do edifício foi possível graças ao Programa de Acção Sanitária e Social, implementado pela instituição, que é a sua componente de responsabilidade social, no âmbito do qual o INSS tem apoiado os seus pensionistas em situações de emergência ou de dificuldades de diversa índole, como doenças, calamidades naturais, entre outros.

 

Hermenegilda Carlos, disse, na ocasião, que aquele acto demonstrava, claramente, que é sempre bom estar inscrito e contribuir para a segurança social, tendo, igualmente, pedido ao pensionista para que transmita sempre essa mensagem aos demais, bem como incentivando aos mais novos nesse sentido. Aliás, Hermenegilda Carlos deu, como exemplo, o filho do pensionista que ali se encontrava, em plena sua actividade por conta própria, como sapateiro, dizendo que com aquilo que fazia no seu dia-a-dia podia ser motivo de se inscrever na segurança social e garantir o seu futuro. Portanto, um dinheiro que fica guardado para garantir a sua sobrevivência, em caso de invalidez, por exemplo, ou mesmo para efeitos de subsídio de doença ou de morte, disse.

 

Por sua vez, o pensionista, acompanhado da esposa visivelmente emocionada, agradeceu o gesto do INSS, tendo prometido transmitir a mensagem na sua comunidade sobre a importância de contribuir para o Sistema de Segurança Social. Para além da casa, o INSS na cidade de Maputo procedeu igualmente a entrega de uma cesta básica à família do pensionista.

 

Go to top