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Harmonizar procedimentos para consolidar o SISSMO

Província de Maputo - (29/05/2023) - A Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, destacou a necessidade de se discutir e harmonizar os procedimentos do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), com vista a melhorar cada vez a actuação da instituição junto dos contribuintes, beneficiários e pensionistas do Sistema.

 

 

A Directora de Seguro Social fez o pronunciamento durante a abertura do retiro de discussão e harmonização de procedimentos do SISSMO e do Regulamento de Segurança Social Obrigatória, que arrancou esta Segunda-feira, na localidade de Ponta de Ouro, distrito de Matutuine, província de Maputo, envolvendo quadros de diferentes unidades orgânicas dos serviços centrais e de algumas delegações provinciais do INSS.

 

o evento, com a duração de cinco dias, é o culminar, segundo deu a conhecer, de vários encontros técnicos já realizados, onde foram discutidos e aflorados vários aspectos relacionados com o Regulamento de Segurança Social Obrigatória (RSSO) que carecem de adequação no SISSMO, funcionalidades que carecem de melhoria e integração no SISSMO e harmonização do RSSO.

 

São situações que, de alguma forma, tem criado constrangimentos no funcionamento da instituição, havendo, por isso, segundo destacou a Directora de Seguro Social, a necessidade de se encontrar mecanismos que assegurem que o SISSMO seja desenvolvido e implementado sem sobressaltos.

 

No quadro dos esforços visando a consolidação do Sistema de Segurança Social, disse estar prevista, para os próximos tempos, a vinda à Moçambique de uma equipa técnica da empresa brasileira Integral, que irá apoiar o INSS no processo de aprimoramento do funcionamento do SISSMO.

 

"Por isso, devemos estar devidamente preparados para receber esta missão e como ela verificarmos minuciosamente os aspectos que carecem de melhoria para que o SISSMO funcione sem sobressaltos e que responda aos desafios da instituição", apelou.

 

Apontou como desafios da instituição com vista a consolidação da Segurança Social, a contínua expansão, em termos de âmbito pessoal e territorial, a divulgação massiva da legislação sobre a Segurança Social, a cobrança da dívida, a simplificação dos procedimentos administrativos no atendimento aos beneficiários, contribuintes e pensionistas, bem como a aposta nos investimentos, visando garantir a capacidade institucional no cumprimento das suas obrigações sociais.

 

 

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