HomeNotíciasMeios de Comunicação Social fundamentais para a divulgação do Sistema

Chefe do Estado inaugura edifício da delegação distrital do INSS de Namaacha

Província de Maputo - (7/06/2023) - O edifício da delegação distrital do INSS de Namaacha, uma infraestrutura construída de raiz, foi inaugurada na manhã desta Quarta-feira pelo Presidente da  República,Filipe Jacinto Nyusi.

 

 O edifício, de um piso, com uma área de 224,79 m² e implantado num terreno de 1.200,00 m2, foi construído no quadro da política de desenvolvimento imobiliário do INSS, visando proporcionar atendimento condigno aos utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente contribuintes (empresas), beneficiários (trabalhadores) e pensionistas.

 

O Presidente da República, intervindo no acto, destacou os progressos registados pelo INSS, volvidos 34 anos da sua existência do Sistema de Segurança Social, em termos de inscrição de entidades empregadoras e trabalhadores.

 

Referiu, a título de exemplo, que até o ano de 2015, o Sistema de Segurança Social tinha inscrito 58.045 contribuintes, tendo o número crescido, no ano de 2022, para 165.737, representando o crescimento em 185% .

 

Desejou que a infraestrutura contribua para incentivar a inscrição de mais entidades empregadoras e trabalhadores, incluindo os Trabalhadores por Conta Própria (TCP), que devem canalizar as contribuições, como forma de garantir o acesso às prestaçõe do Sistema.

 

Apelou ao INSS para que continue a trabalhar com vista a trazer mais grupos sócio-económicos ao Sistema, caso de pescadores, camponeses e trabalhadores informais, devendo aprimorar, ao mesmo tempo, as facilidades e diferentes plataformas de pagamento de contribuições.

 

Como desafios, destacou a necessidade de se aprimorar, com rigor, os mecanismos de recuperação da dívida de contribuições junto das empresas devedoras; sofisticar, cada vez mais, o Sistema de gestão corporativa do INSS, e consolidar o processo de modernização e informatização do Sistema de Segurança Social em curso.

 

 

Go to top