HomeNotícias

Parceira entre INSS e sindicatos é fundamental

A parceira entre INSS e o movimento sindical é fundamental para a preservação dos direitos dos trabalhadores.

Segundo o PCA do INSS, que falava num encontro realizado, há dias, na cidade de Chimoio, com os representantes da OTM-CS e CONSILMO ao nível da província de Manica, o INSS e os sindicatos devem fortalecerem as relações do trabalho, com vista a desenvolver em conjunto, acções de divulgação e sensibilização de empresas sobre o papel da Segurança Social.

Franscisco Mazoio mostrou-se satisfeito pelas excelentes relações de trabalho que constatou existirem entre o INSS em Manica e os sindicatos.

O PCA do INSS solicitou aos representantes dos trabalhadores para apoiarem a Delegação de Manica na sensibilização de empresas para inscreverem os seus trabalhadores no Sistema, assim como na denúncia de empresas que descontam e não canalizam as respectivas contribuições ao INSS.

Solicitou ainda ao movimento sindical para consciencializar os trabalhadores a contactarem ao INSS sempre que tiverem preocupações relacionadas com o Sistema de Segurança Social.

Os sindicatos, através dos representantes da OTM-CS e CONSILMO, Rosalina Cudzica e Júlio Fonseca, respectivamente, comprometeram-se a continuar a apoiar as acções de Segurança Social.

Mostraram-se preocupados com a situação dos ex-trabalhadores das empresas estatais extintas e da falta de informação sobre a canalização de contribuições dos trabalhadores por parte de algumas entidades empregadoras.

Noutro desenvolvimento, congratularam o INSS pelas medidas de impacto para os trabalhadores e suas famílias tomadas o ano passado, com particular realce aos reajustamentos do subsídio de funeral, de 3.000,00 MT para 5.000,00 MT e da pensão mínima que passou de 2.070,00 MT para 3.000,00 MT.

 

Go to top