HomeNotíciasFeliz 1 de Maio a todos os trabalhadores moçambicanos

Funcionários do INSS na Cidade de Maputo poderão ser formados pelo IELAC

Os funcionários da Delegação do INSS da Cidade de Maputo poderão frequentar, nos próximos tempos, cursos de curta e longa duração em matérias de interesse do INSS, no Instituto dos Estudos Laborais Alberto Cassimo (IELAC).

Para o efeito,  a Delegação do INSS da Cidade de Maputo assinou na manhã de  hoje, dia 26 de Março de 2014, um Memorando de Entendimento com a IELAC, instituição pública de ensino médio técnico-profissional tutelada pelo Ministério do Trabalho.

 

O acordo, com a duração de cinco anos, preconiza ainda à integração de estudantes finalistas do Curso de Economia do Trabalho da IELAC para um estágio pré-profissional não remunerado na Delegação da Cidade de Maputo, onde esta deverá receber e enquadrar os estudantes finalistas de acordo com o número de vagas disponíveis e em sectores que correspondam às suas necessidades de funcionamento.

Falando no acto da assinatura  do documento, o Delegado do INSS da Cidade de Maputo, Edilson Munguambe, afirmou que a iniciativa representa uma mais valia, tendo em conta que materializa os pressupostos da Política da Juventude que tem em vista a criação das condições para a atribuição dos estágios pré-profissionalizantes aos jovens, visando dotá-los de capacidade para enfrentarem os desafios do mercado do emprego.

Fez saber que a Delegação da Cidade de Maputo espera receber do IELAC desenhos de programas de capacitação dos funcionários, tendo avançado que a sua instituição já tinha identificado alguns cursos de capacitação nas componentes de Liderança, Relações Públicas e Atendimento, a serem implementados numa primeira fase do acordo.

Por seu turno, a Directora do IELAC, Alice Morar Saide referiu que os estágios pré-profissionais na Delegação do INSS da Cidade de Maputo vão possibilitar que os estudantes finalistas aliem os conteúdos  teóricos com a prática.

Go to top