HomeNotícias

Chefe do Estado inaugura edifício do INSS em Nhamatanda

Sofala - (19/06/2024) - O novo edifício da Delegação Distrital do INSS de Nhamatanda, na província de Sofala, na região do centro do País, foi inaugurado esta Segunda-feira, 17 de Junho de 2024, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

 


Avaliado em cerca de 21 milhões de meticais, o empreendimento moderno, de um piso, foi implantado num terreno com 900 m² e ocupa uma área de 224,79 m².


O edifício, localizado no quinto bairro da vila sede de Nhamatanda, comporta uma área de atendimento, sala de reuniões, sala do delegado distrital, arquivo, servidor, copa, anexo com 30,20 m², guarita, um reservatório de água com capacidade para 6.000 litros, um gerador de emergência de 25,00 KVAS, entre outros serviços.


A infraestrutura faz parte do novo modelo de edifício que o INSS está a construir, em todo o país, para o funcionamento de serviços das delegações distritais, tendo sido já foram inaugurados, pelo Chefe de Estado, os edifícios das delegações distritais de Metuge, em Cabo Delgado; Namaacha, na província de Maputo, Moatize, em Tete; Malema, em Nampula e Milange, na Zambézia.


A entrada em funcionamento do edifício representa um ganho para os utentes do Sistema de Segurança Social no distrito de Nhamatanda, mais concretamente os contribuintes (entidades empregadoras), os beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, dado que passam a dispor de melhores condições de atendimento, bem como de trabalho para os funcionários da delegação distrital do INSS.


Antes do novo edifício, os serviços do INSS funcionavam, desde o ano de 2019, em instalações arrendadas que não ofereciam melhores condições de atendimento.


Dirigindo-se a população, logo após a inauguração, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apontou a entrada em funcionamento das instalações como testemunho do esforço empreendido pelo Governo de prover e aproximar os serviços para toda a população moçambicana.


O Presidente da República destacou a necessidade de o INSS divulgar cada vez mais o Sistema de Segurança Social para que a população conheça os seus benefícios, tendo ainda apelado para uma maior conservação das novas instalações.


O Sistema de Segurança Social no distrito de Nhamatanda contava, até ao primeiro trimestre de 2024, com 374 contribuintes, 1.142 trabalhadores, 560 Trabalhadores por Conta Própria (TCP ) e 564 pensionistas.


Em Sofala, estavam inscritos até ao período em referência, 16.764 contribuintes, 319.056 beneficiários e 6.004 TCP. Contava ainda com 20.635 pensionistas.


Em termos de cobertura territorial, o INSS na província de Sofala, conta, para além da delegação provincial, situado na cidade da Beira, cujo edifício foi inaugurado pelo estadista moçambicano, com as delegações distritais em Dondo, Buzi, Marromeu, Gorongoza e Nhamatanda. Possui ainda os postos de atendimento em Muxungué, no distrito de Chibabava e em Chemba.

 

 

Go to top