HomeNotíciasMota-taxistas inscritos na segurança social em Mocímboa da Praia

Tete recebeu formação do INSS em orientação para aposentação

Tete - (28/06/2024) - Decorreu na cidade de Tete, de 3 a 7 de Junho corrente, uma acção de formação organizada pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em matéria de orientação para a aposentação, no âmbito da preparação dos quadros do sector para a vida pós-profissional.

 

 

A capacitação abrangeu 55 participantes, todos funcionários do INSS afectos nas diferentes áreas e especialidades, desde os serviços centrais, a delegação da cidade de Maputo até às delegações provinciais, com destaque para as províncias de Cabo Delgado, Niassa, Zambézia, Inhambane e Nampula.


Aniano Tamele, chefe do Departamento de Recursos Humanos do INSS, sublinhou, durante o discurso de abertura do evento, feita em representação da Direcção-Geral da instituição, que a formação enquadrava-se na visão do sector sobre os seus quadros, tendo em conta a sua bagagem profissional, incluindo a acadêmica, de modo a continuarem úteis à sociedade após se reformar.


Para Aniano Tamele, trata-se de um processo normal para quem trabalha, que sempre espera um dia para ir descansar, merecidamente, findo o seu contributo tanto para a instituição, quanto para a sociedade em geral.


Daí que, após saudar os abrangidos pela participação, explicou os objectivos da instituição em optar por formações que abra horizontes para os quadros na vida futura, orientando-os para uma preparação tendente ao momento da aposentação, em que ministram diversas temáticas, com destaque para a componente financeira e o empreendedorismo.

 

Já na derradeira etapa deste ciclo de formações, referentes ao presente ano, em que a cidade de Nampula será a próxima etapa, a iniciativa abrange os funcionários da faixa etária de 45 anos em diante. A idade de reforma no sector público em Moçambique está fixada em 60 anos, segundo os Estatutos Gerais dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE).

 

 

Go to top