HomeNotíciasINSS capacita gestores de RH de empresas subcontratadas pelas multinacionais em Palma

Secretária de Estado em Tete convida empresários a inscrever trabalhadores na Segurança social

Tete - (03/07/2024) - A secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, exortou ao empresariado local, esta Segunda-feira, 1 de Julho, a inscreverem os seus trabalhadores no sistema de segurança social obrigatório, gerido pelo INSS, como forma de garantir que eles tenham a situação social garantida, tanto no presente, como no futuro, juntamente com os seus familiares ou dependentes.

 

 

Falando na vila de Songo, distrito de Cahora Bassa, durante a cerimónia de inauguração do edifício onde passou a funcionar o posto de atendimento do INSS em Songo, construído de raíz, a secretária de Estado em Tete sublinhou que é importante que nenhum trabalhador, enquanto produtor de renda, não esteja fora do sistema de segurança social. Aliás, disse que com mais inscrições de contribuintes e beneficiários a nova infra-estrutura terá utilidade e justificará a sua implantação na região.

 

Com a entrada em funcionamento do novo edifício, o INSS em Songo deixa de funcionar em instalações arrendadas, implicando, nesse contexto, a redução de custos de arrendamento de espaço a terceiros e a consequente melhoria das condições de atendimento aos utentes do sistema naquela região da província de Tete.

 

Na mesma ocasião, aquela dirigente desafiou aos funcionários do INSS a incrementar o seu nível de atendimento, tanto em qualidade, como em quantidade, com zelo e dedicação aos utentes do sistema e, acima de tudo, assegurar a conservação dos edifícios que a instituição tem vindo a erguer nos últimos dias, um pouco por toda a província. A terminar, Elisa Zacarias saudou a clarividência da liderança do Ministério do Trabalho e Segurança Social, em particular o INSS, que é o implementador das políticas na área de segurança social, pela melhoria de vida dos cidadãos, com destaque para a aproximação dos serviços prestados pelo sector aos cidadãos.

 

A delegação provincial do INSS em Tete passa a contar, com esta inauguração do posto de atendimento de Songo, com 5 edifícios construídos de raiz, durante o quinquénio ora a findar (2019-2024), nomeadamente as delegações distritais de Chitima (sede do distrito de Cahora Bassa), Moatize e de Angónia, para além dos postos de atendimento de Nhamayabue (distrito de Mutarara) e Macanga.

 

O sistema de segurança social, gerido pelo INSS, conta, em toda a província de Tete, com um cumulativo de 8.827 contribuintes (empresas e entidades empregadoras), 128.587 beneficiários (trabalhadores), 2.436 trabalhadores por conta própria (TCP), para além de assistir um total de 4.442 pensionistas, distribuídos pelas diferentes categorias previstas nos termos regulamentares.

 

 

Go to top