HomeNotíciasGovernadora de Gaza satisfeita com o SISSMO

Novo Regulamento da Segurança Social entra em vigor a partir desta Segunda-Feira

Maputo - (08/01/2018) – O novo Regulamento da Segurança Social Obrigatória, que traz como principais inovações, a redução da base de cálculo da Pensão por Velhice de 120 para 60 meses, a introdução da pensão reduzida, bem como a introdução da possibilidade do pagamento da diferença das contribuições em falta para o acesso à pensão, entra em vigor a partir desta segunda feira, 8 de Janeiro.

 

O dispositivo legal prevê ainda a introdução da pensão por sobrevivência temporária ou vitalícia, o aumento da percentagem da base de cálculo do subsídio por doença para 70%,  o alargamento para 18 anos, contra os anteriores 15 anos, a idade de menor a cargo do trabalhador que dá direito a subsídio por doença.

 

Aprovado pelo Decreto 51/2017, de 9 de Outubro, o dispositivo legal estabelece igualmente a faculdade de os Trabalhadores por Conta Própria poderem efectuar adiamento no pagamento das contribuições até um limite de 12 meses.

 

Está acaultelado ainda neste instrumento legal, a redução do prazo de realização do estudo actuarial, de 5 para 3 anos, com vista a uma avaliação regular da robustez e sustentabilidade do Sistema.

 

O novo regulamento, aprovado em 2017, na 30ª Sessão do Conselho de Ministros, revoga o Decreto nº 53/2007, de 3 de Dezembro, que estava em vigor há 10 anos.

Go to top