HomeNotícias INSS procura proteger-se em matérias das TIC

Pensionistas realizam prova anual de vida a partir de 26 de Abril

Maputo - (27/03/2018) - A prova Anual de Vida (PAV) de pensionistas do Sistema de Segurança Social, que, pela primeira vez, será de forma biométrica no quadro da modernização e informatização dos serviços, decorrerá, em todo o País, de 26 de Abril a 26 de Julho do ano em curso.

 

Para o efeito, brigadas técnicas do INSS estarão instaladas nos locais a serem previamente indicados nas cidades e nos distritos para o atendimento dos pensionistas.

 

Para a realização da Prova de Vida, os titulares das pensões, nomeadamente os pensionistas de velhice, de invalidez e de sobrevivência, devem ser portadores do bilhete de identidade ou talão, do passaporte e do cartão de pensionista. Os filhos, com idade entre 18 e 25 anos de idade, devem ainda apresentar o certificado de frequência do ensino médio ou superior.

 

Os pensionistas que, em razão de seu estado de saúde e devidamente certificados por uma autoridade administrativa local, estiverem incapacitados em se deslocar aos locais indicados, o INSS irá prestar atendimento domiciliário.

 

A não realização da Prova de Vida dentro do período indicado, implicará a suspensão do pagamento das pensões, pelo que o INSS exorta aos pensionistas para aderirem ao processo.

 

Estarão abrangidos pela PAV mais de 50 mil pensionistas, sendo que o acto central do lançamento será dirigido pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, no dia 26 de Abril, no distrito de Monapo, na província de Nampula e decorrerá em simultâneo nas outras províncias.

Go to top