HomeNotíciasMinistra do Trabalho confiante nos prazos das obras de Segurança Social

INSS acelera preparativos para a realização da Prova Anual de Vida

Maputo - (04/04/18) - Os preparativos da realização da Prova Anual de Vida, cujo início está previsto para o dia 26 de Abril próximo, encontra-se em curso em todo o território nacional.

 

Para o efeito, 33 técnicos do INSS, em representação dos serviços centrais e todas as delegações provinciais participaram, há dias, numa capacitação em procedimentos a serem seguidos para a realização da Prova Anual de Vida dos pensionistas do Sistema, que este ano será de forma biométrica.

 

Organizada pelo Departamento de Informática do INSS, a palestra foi ministrada pelo técnico da Topdown, empresa responsável pelo projecto de Modernizaçao e informatização do Sistema, José Henriques, bem como pela técnica do  INSS, Vitorina Tsutsumer.

 

A Prova Anual de Vida é um evento de periodicidade anual, com o objectivo de actualizar o cadastro dos pensionistas do Sistema, contribuindo para evitar pagamentos indevidos dos benefícios aos pensionistas ou seus dependentes.

 

Espera-se que para o ano 2018, sejam abrangidos pouco mais de 50 mil pensionistas da Segurança Social, nomeadamente por velhice, por invalidez e de sobrevivência.

 

Importa referir que em caso da não realização da Prova de Vida dentro do prazo, de 26 de Abril a 26 de Julho de 2018, o pensionista fica com a pensão suspensa.

 

 

Go to top