HomeNotíciasProva de Vida biométrica resultado das reformas do INSS

Prova de Vida biométrica resultado das reformas do INSS

Nampula - (30/04/2018) - A realização da Prova Anual de Vida (PAV), que pela primeira vez decorre de forma biométrica, constitui um dos resultados das reformas introduzidas pelo INSS, no quadro do processo de Modernização e Informatização do Sistema de Segurança Social, segundo defendeu recentemente a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo.

 

A titular da pasta de Trabalho, Emprego e Segurança Social fez este pronunciamento durante o lançamento, a 26 de Abril corrente, no distrito de Monapo, na província de Nampula, da PAV, processo que terá a duração de três meses abrangendo pouco mais de 50 mil pensionistas do Sistema de Segurança Social Obrigatória.

 

No encontro tomaram parte igualmente membros dos governos distrital e municipal de Monapo, parceiros sociais, pensionistas, dirigentes e funcionários do INSS ao nível Central e Provincial, bem como o público no geral.

 

Na ocasião, a governante disse igualmente que a introdução do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), da plataforma M-Contribuição, que permite aos trabalhadores consultar, a qualquer hora e lugar, a sua situação contributiva, bem como a Segunda Fase do SISSMO, são outras das inovações que tem concorrido para a diminuição do tempo de provisão, aos utentes do Sistema, dos serviços concedidos pelo INSS.

 

"Com estas reformas tecnológicas, o tempo de provisão de serviços reduziu significativamente. Antes chegava-se a levar 6 meses a um ano para se fixar pensão, hoje reduzimos o tempo para 15 a 30 dias no máximo. O outro tipo de benefícios reduziu para 7 dias, com exceção de subsídio de funeral que é dado no mesmo dia. Esta é indiscutivelmente mais uma conquista", disse.

 

O Sistema de Segurança Social conta, desde a sua criação há 28 anos, com mais de 90.000 (noventa mil empresas) e mais de 1400.000 (um milhão e quatrocentos mil trabalhadores), incluindo os abrangidos pelo regime dos Trabalhadores por Conta Própria, inscritos, assim como com mais de 57.000 (cinquenta e sete mil pensionistas).

 

Go to top