HomeNotíciasCapacitar quadros para melhorar a transparência no processo de Contratação Pública

Segurança Social é um ganho da Independência Nacional

Maputo - (07/06/2018) - O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse na manhã desta Quinta-Feira, na Cidade de Maputo, que a Segurança Social Obrigatória, é um dos ganhos da Independência Nacional. 

 

O chefe de Estado fez este pronunciamento durante a inauguração da Delegação Distrital de KaMubukwane, evento que se enquadra no conjunto de actividades relacionadas com a visita que realiza à Cidade de Maputo.

 

De acordo com o Presidente da República, muitos moçambicanos não puderam usufruir do direito à Segurança Social, no período colonial, facto que veio a ser alterado com a introdução de mecanismos de protecção do trabalhador e sua família, após a Independência Nacional.

 

"Considerando que esta inauguração tem lugar a escassos dias da celebração do 43º aniversário da independência nacional, urge recordar que milhares de compatriotas nossos não usufruíram deste direito durante o período colonial. A provisão da protecção em Segurança Social é também um dos frutos da independência nacional e hoje estamos a testemunhar que este ganho da independência está cada vez mais próximo do cidadão" disse.

 

O evento contou com a presença, entre outros, da Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, da Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, dos quadros de Direcção e funcionários do INSS, dos representantes dos sindicatos, empregadores e pensionistas.

 

O chefe de Estado desafiou na ocasião o INSS a pautar por acções que tornem a Segurança Social sustentável, em benefício dos utentes do Sistema.

 

"Queriamos ainda transmitir a mensagem de que os Serviços de Segurança Social devem ser sustentáveis em benefício dos contribuintes, beneficiários e pensionistas. Por isso, a infraestrutura que acabamos de inaugurar deve traduzir-se na melhoria  do atendimento dos nossos utentes".

 

Com a inauguração da Delegação Distrital de KaMubukwana, na Cidade de Maputo, os serviços da Segurança Social passam a estar representados, na Capital do País, para além da delegação provincial, em dois distritos, incluíndo a representação Distrital de Ka Tembe.

 

Go to top