HomeNotíciasINSS aposta na capacitação para garantir soluções internas

INSS aposta na capacitação para garantir soluções internas

Maputo - (14/06/2018) - O Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, disse na manhã desta Quinta-feira, na cidade de Maputo, que o INSS vai continuar a apostar na capacitação dos seus técnicos para garantir soluções internas para os vários desafios institucionais.

 

"Nós queremos que a instituição tenha soluções internas. Significa que nós vamos investir na formação dos técnicos. Estamos agora empenhados na área da informática, mas estamos agora a iniciar uma outra batalha em relação ao Estudo Actuarial, em que esperamos que a médio e longo prazos possamos ter capacidade técnica de nível interno e encontrarmos soluções para a sua elaboração a nível do INSS, garantiu.

 

Alfredo Mauaie fez este pronunciamento durante a cerimónia da tomada de posse dos chefes de Departamento Central de Auditoria Interna e Estudos e Cooperação, Hermenegilda Carlos e Dionísio Recama, respectivamente.

 

O evento contou com a presença, para além dos empossados, dos directores de serviços, chefes de departamento central, técnicos afectos à diversas áreas do INSS, nos Serviços Centrais.

 

O Director Geral do INSS solicitou aos empossados, a exercer as novas funções impondo maior dinamismo nos seus sectores de actividade, tendo em conta os diversos desafios institucionais.

 

Ao Departamento de Auditoria Interna disse ser importante que a área continue agindo para a busca de soluções para estancar focos de fraudes ao Sistema. Instou igualmente sobre a necessidade do departamento garantir que na instituição haja respeito às normas internas.

 

"Um dos grandes perigos, hoje, tem a haver com a questão das fraudes, sobretudo no capítulo das prestações. Não podemos ficar descansados que com a informatização não haverá fraudes. Temos que continuar a trabalhar para estancar este problema. É preciso igualmente continuar a trabalhar para garantir o cumprimento dos instrumentos e procedimentos internos da instituição", disse.

 

Desafiou a área de Estudos e Cooperação a reflectir sobre alguns problemas na área da Segurança Social, por forma a encontrar as devidas soluções.

 

"Temos de ter um foco na componente de estudos. É preciso buscar através de estudos, soluções para os diversos problemas constatados. Por exemplo, é necessário saber porquê é que as pessoas não contribuem pese embora conheçam o Sistema, bem como os direitos que lhes assistem. É preciso encontrar soluções para outros problemas que enfermam a instituição", finalizou.

 

Hermengilda Carlos, que ocupava as funções de delegada do INSS na Zambézia, substitui no cargo de Chefe de Departamento de Auditoria Interna, Olímpio César. Por sua vez, no departamento de Estudos e Cooperação, Dionísio Recama substitui Alfredina Garcia, que assume  actualmente as funções de delegada provincial de Nampula.

 

 

Go to top