HomeNotíciasRecuperados mais de 19 milhões de meticais devidos ao INSS em Inhambane

Inovações visam facilitar a vida dos trabalhadores e empregadores

Maputo - (30/08/2018) - As inovações introduzidas no quadro da Modernização e Informatização do Sistema de Segurança Social Obrigatória visam facilitar a vida do cidadão, com destaque para os trabalhadores e empregadores, segundo defendeu  esta Quarta-feira, 29 de Agosto corrente, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo.

 

Vitória Diogo deu como exemplo a introdução da plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição-Meu Benefício), bem como a Certidão de Quitação que passa a ser feita de forma automatizada, como elementos que mostram o interesse do seu sector na melhoria de prestação de serviços da Segurança Social.

 

"O empresário, no conforto da sua secretária ou da sua casa, se possui a situação contributiva quite, já pode emitir a Certidão de Quitação da Segurança Social. Lançamos a plataforma M-Contribuição em que o trabalhador, através do computador, do telemóvel ou qualquer plataforma electrónica onde quer que esteja, verifica a sua situação contributiva. É assim que na nossa governação nós fazemos, para facilitar a vida de cada um, tanto do trabalhador, bem como do empregador", disse.

 

A governante fez este pronunciamento durante a abertura do seminário sobre as reformas introduzidas no sector de Trabalho, Emprego e Segurança Social, evento que teve lugar à margem da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que decorre no distrito de Marracuene, província de Maputo.

 

O evento decorreu sob o lema "Trabalho Digno e Cultura de Trabalho" tendo sido presidido pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, com a participação, entre outros, dos representantes dos contribuintes, sindicatos, estudantes do ensino técnico-médio, e quadros do sector.

 

Na ocasião, o INSS, através do Director do Seguro Social, Edson Domingos, fez apresentação sobre o Seguro Social, tendo sido apresentados igualmente temas tais como, Mecanismo de Empregabilidade e Orientação profissional, Rigor na Contratação de Mão de Obra Estrangeira, Plataformas Electrónicas do MITESS na promoção do Emprego, Segurança Social, Legalidade Laboral e Diálogo Social.

 

De referir que, no quadro da participação do sector do Trabalho, Emprego e Segurança Social na FACIM, cujo término está previsto para o dia 2 de Setembro, o INSS dispõe de um stand  onde estão oferecidos, entre outros, serviços relacionados com a inscrição de contribuintes, beneficiários e TCP, emissão de cartões de beneficiários.

 

 

Go to top