HomeNotíciasLançada plataforma de comunicação do número do beneficiário

Trabalhadores chamados a integrar-se no Sistema de Segurança Social

Maputo - (03/09/2018) - O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Francisco Mazoio, solicitou na manhã desta Segunda-Feira, à todos os trabalhadores por Conta de Outrem e por Conta Própria a se inscreverem na Segurança Social, por forma a garantirem o seu futuro e dos seus familiares.

 

" Aos trabalhadores, empreendedores, e a todos cujas acções constroem este País, vim aqui hoje lançar um apelo no sentido de se inscreverem no Sistema de Segurança Social, para que tenham protecção e protejam igualmente aos seus familiares dos riscos sociais que estão expostos", disse.

 

O PCA do INSS fez este repto, na cidade da Matola, província de Maputo, durante o lançamento da Campanha Nacional de inscrição de contribuintes e beneficiários do Sistema de Segurança Social Obrigatória.

 

O evento que acorreu em simultâneo em quase todas as delegações provinciais do INSS, tem por objectivo inscrever maior número de empresas e trabalhadores no Sistema de Segurança Social Obrigatória em todo o território nacional, segundo deu a conhecer o PCA do INSS.

 

"O objectivo que se pretende é que todo o moçambicano que trabalha, que tenha uma renda, esteja inscrito. E o que acontece quando estamos inscritos no Sistema de Segurança Social e contribuirmos regularmente? Temos acesso a pensão por velhice, quando atingimos 60 anos sendo homem ou 55 sendo  mulher. Imaginem que alguém com esta idade não tenha se inscrito, qual será o seu futuro? Mas se tens inscrição e contribuição, tens protecção para toda a vida", disse.

 

No evento em que participaram, entre outros, a directora provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Maputo, Olga Manjate, representantes do governo distrital e municipal, sindicatos e empregadores, foram inscritos no Sistema contribuintes, beneficiários e TCP.

 

Cidade de Maputo vai inscrever mil trabalhadores 

A delegação da Cidade de Maputo, pretende inscrever no Sistema de Segurança Social Obrigatória, ao longo da campanha, que vai até ao dia 30 de Setembro corrente, mil trabalhadores por Conta de Outrem. É igualmente pretensão daquela unidade orgânica do INSS inscrever no mesmo período 100 empresas e 500 Trabalhadores por Conta Própria.

 

Estes dados foram divulgados pelo Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, no lançamento da Campanha de Inscrição de Beneficiários e Contribuintes ao nível da Cidade de Maputo.

 

Segundo consta, estão inscritos no Sistema de Segurança Social ao nível da cidade de Maputo 322.697 beneficiários pertencentes a 34.224 contribuintes, 5.186 Trabalhadores por Conta Própria, para além de cerca de 25 mil pensionistas.

 

“Estamos conscientes que existem ainda muitos cidadãos assalariados que ainda não estão abrangidos pela Segurança Social estando, por conseguinte, vulneráveis a riscos sociais”, indicou, realçando que se pretende com o seminário colher dos parceiros sociais contribuições no sentido de servir cada vez melhor aos trabalhadores e outros utentes do Sistema no geral.

 

Neste ponto do País, o evento contou com a presença, entre outros, dos representantes do movimento sindical, dos empregadores, autoridades administrativas, estudantes do ensino técnico-profissional, bem como representantes de associações que congregam os TCP.

 

Armindo Chembane, secretário executivo da Associação de Economia Informal de Moçambique (AEIMO) encorajou aos empregadores e a todos os trabalhadores, em especial os que ainda não aderiram ao Sistema de Segurança Social, para que se inscrevam como forma de garantir a sua protecção social, incluindo as suas famílias.

 

“Nós, beneficiários da Segurança Social Obrigatória, queremos manifestar a nossa satisfação e gratidão pela preocupação demonstrada pelo Governo em abranger cada vez mais cidadãos no Sistema”, sublinhou.

 

 

Go to top