HomeNotícias

PR quer um Sistema de Segurança Social Sustentável e Moderno

Maputo - (20/09/2018) - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse, na quarta-feira, 19 de Setembro, em Maputo, que o sonho do Governo é ver Moçambique dispor de um Sistema de Segurança Social sustentável e moderno, que responda às exigências dos contribuintes e dos pensionistas, acompanhando a dinâmica do desenvolvimento tecnológico.

 

O estadista, que presidiu a gala alusiva aos 30 anos do INSS-Instituto Nacional de Segurança Social, manifestou satisfação pela expansão dos serviços de segurança social para mais cidadãos nacionais, incluindo as reformas tecnológicas implementadas pelo instituto.

 

“Por isso, hoje os utentes do sistema não precisam de percorrer longas distâncias para tratar de assuntos relativos à segurança social, pois é possível em tempo real, através de um simples telefone ou computador ter acesso a toda situação contributiva e remeter a declaração de remunerações”, frisou.

 

Ainda neste contexto, o Chefe do Estado enalteceu a introdução da plataforma “Minha Contribuição - Meu Benefício”, que possibilita ao trabalhador consultar a sua situação contributiva, tornando-se assim no primeiro fiscal da sua situação: “Desde Maio de 2017 já acessaram a esta plataforma mais de 62.300 beneficiários”, sublinhou.

 

Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi considerou que os empresários, foram igualmente, beneficiados com a onda de reformas que têm sido introduzidas no INSS, pois, o sistema tornou possível a emissão automática da certidão de quitação: “Sentado, a partir do conforto de um gabinete já é possível entrar no sistema e emitir a certidão de quitação, desde que não tenha qualquer tipo de irregularidades com o INSS”, referiu o Presidente da República, destacando o facto de a inovação habilitar ao empresário de participar em tempo oportuno nos concursos públicos abertos pelo Estado.

 

A gala de celebração dos 30 anos do INSS contou com a participação de perto de 950 convidados entre titulares de órgãos de soberania, membros do Governo, parceiros sociais do INSS, representantes de partidos políticos, membros do corpo diplomático, representantes da sociedade civil, sector privado, entre outros.

 

A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, disse, na ocasião, que a organização do evento contou com a generosidade do sector privado, que cobriu 70 por cento dos custos.

 

No decurso da cerimónia foram anunciados os melhores contribuintes apurados através de um sorteio, em quatro categorias, nomeadamente Grandes Empresas, Médias Empresas, Pequenas Empresas e Trabalhadores por Conta Própria. Por ordem, as distinções foram atribuídas ao Millennium Bim (delegação de Nampula), Empresa Moderna, Summa Lda, da província de Gaza, e Miguel Zefanias.

 

Go to top