HomeNotíciasPagamento de contribuições ao INSS mais facilitado

Devemos ser unidos, firmes e alinhados na gestão do INSS

Sofala - (3/12/2018) - O Director Geral do INSS reafirmou a necessidade dos gestores estarem cada vez mais unidos, firmes e alinhados em relação a execução dos instrumentos e planos de gestão, com vista ao reforço do desiderato da instituição, de melhor servir ao utentes do Sistema de Segurança Social.

 

 

 

Alfredo Mauaie fez este pronunciamento na manhã desta Segunda-feira, na cidade da Beira, província de Sofala, na abertura da reunião de harmonização de procedimentos de gestão do INSS, um evento que junta Directores de Serviços, Chefes de Departamento Central e Delegados Provinciais do INSS.

 

 

O Director Geral enalteceu os esforços significativos que têm sido feitos no quadro da aproximação e melhoria da prestação de serviços aos utentes do Sistema, tendo destacado a simplificação de procedimentos no âmbito do  processo de modernização  e informatização.

 

 

A título de exemplo, apontou a plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício), através da qual o beneficiário pode aceder, com um simples celular, a qualquer hora e lugar, à sua informação contributiva e a prova anual de vida dos pensionistas, que, pela primeira vez passou a ser feita de forma biométrica, o que permite maior celeridade e segurança ao processo.

 

 

Desde a sua introdução, em Maio de 2017, a plataforma M-Contribuição já teve mais de 800 mil visualizações, sendo que mais de 67 mil beneficiários cadastraram-se ao sistema e controlam a sua situação contributiva sem intervenção do INSS.

 

 

Apontou ainda a introdução da certidão de quitação automatizada, em que o empresário emite o documento no conforto do seu gabinete desde que não tenha qualquer dívida para com o Sistema de Segurança Social, permitindo-lhe, deste modo, participar, em tempo oportuno, em concursos públicos abertos pelo Estado. 

 

 

Desde o seu lançamento, em Julho do corrente ano, até ao presente momento, a plataforma já teve mais de 24 mil acessos, tendo sido geradas, com sucesso, mais de 13 mil certidões de quitação. Dos mais de 10.000 casos recusados devido a divida, mais de 3 mil já regularizaram a sua situação, o que resultou na cobrança de mais de 62 milhões de meticais, permitindo, deste modo, a salvaguarda do direito às prestações para perto de 35 mil beneficiários.

 

 

Salientou que o SISSMO-Pagamento tem permitido que os subsídios e pensões sejam determinados de forma automatizada, o que contribui para a redução significativa do tempo de espera e de processamento, para além de eliminar ou minimizar eventuais erros de cálculo ou tentativas de viciação de dados e fraudes.

 

 

No quadro das acções visando a melhoria contínua da  prestação de serviços, afirmou que o INSS está a implementar várias acções de impacto para os utentes do Sistema de Segurança Social, incluindo na componente comunicacional.

 

 

“É desta forma que contamos com uma Estratégia de Comunicação e Imagem (2018-2022), um instrumento orientador que pretende reforçar a nossa capacidade de comunicação e melhoria da nossa imagem, com  vista a assegurar-se o cumprimento da missão e o alcance da visão da  instituição”, fez notar .

 

implementação da Estratégia de Comunicação e Imagem, segundo destacou, exige o comprometimento de todos os funcionários do INSS, a vários níveis, pelo que os mesmos são chamados a participarem activamente e a contribuirem para o alcance da prestação de serviços de excelência aos utentes do Sistema de Segurança Social.

 

Alfredo Mauaie saudou à direcção máxima do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social e ao Conselho de Administração do INSS pelo engajamento e orientações estratégicas que têm vindo a tomar e a transmitir  para a melhoria do processo de gestão do INSS, com vista a robustecer o Sistema de Segurança Social e a aumentar a credibilidade da instituição.

 

O encontro da Beira discutiu, dentre vários temas, o funcionamento do SISSMO e os seus desafios, a reestruturação do Departamento Provincial de Seguro Social face ao processo de informatização e gestão de Recursos Humanos.

 

 

 

 

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