HomeNotícias

INSS preocupado com a prevalência de doenças crónicas na massa laboral

Maputo - (05/12/2018) - O aumento de casos de doenças crónicas no seio da massa laboral do INSS está a preocupar a Direcção Geral, segundo disse na manhã desta Quarta-feira, na cidade da Matola, na província de Maputo, o Director do Seguro Social, Edson Domingos.

 

"Preocupa-nos o nível de prevalência das doenças crónicas que cresce diariamente, infectando e afectando a massa laboral, contribuindo para a redução da produtividade e aumento de custos com pessoal através da capacitação de novos quadros para responder às exigências do Sistema", disse.

 

Edson Domingos, que falava em representação do Director Geral, manifestou esta preocupação durante a abertura da formação de técnicos ligados à área de assistência social no INSS em matérias de doenças crónicas e assistência social, evento que junta 36 quadros do INSS, entre delegados provinciais em representação das zonas Norte, Centro e Sul do País e chefes de repartição provincial de recursos humanos das delegações provinciais do INSS.

 

Participam igualmente da formação, cujo término está previsto para esta Sexta-feira, os assistentes sociais do INSS e quadros da área de Assuntos Sociais, nos Serviços Centrais.

 

Na sua intervenção, o Director do Seguro Social solicitou aos formandos para reflectirem sobre a sua actuação no local de trabalho, colhendo ferramentas adicionais para melhor responderem às atribuições que lhes foram confiadas, bem como aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas e procedimentos mais adequados na assistência psicossocial dos funcionários.

 

São temas da capacitação, que está a ser ministrada por quadros do Conselho Nacional de Combate ao SIDA e da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA), o impacto do HIV/SIDA em Moçambique – taxas de infecções e seroprevalência, doenças crónicas comuns, impacto psicológico da doença no indivíduo na fase de diagnóstico, tratamento e abandono e intervenção psicossocial.

 

 

Go to top