HomeNotíciasUltrapassar as barreiras técnicas para o alcance da missão do INSS

Países da SADC devem estar à altura dos desafios da Segurança Social

Maputo - (29/03/2019 ) - Os Países Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, (SADC na sigla inglesa), não devem estar alheios aos desafios impostos pela gestão dos sistemas de Segurança Social, principalmente no que diz respeito à sua sustentabilidade, considerou na manhã desta quinta-feira, 28 de Março, em Maputo, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo.

 

Um dos desafios apontados por Vitória Diogo, e que não deve ser ignorado, tem a ver com a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão dos sistemas de Segurança Social.

 

No caso de Moçambique, disse a ministra, “o Instituto Nacional de Segurança Social introduziu reformas que permitiram que as empresas e os trabalhadores ficassem mais próximos dos serviços”.

 

Trata-se de reformas que “exigiram visão, coragem, clareza, firmeza e, acima de tudo, entendimento por parte de todos os actores de que o utente é a razão da nossa existência”, explicou a governante, que falava na cerimónia de abertura do seminário sobre o Sistema de Tecnologia de Informação e Comunicação da Associação Internacional da Segurança Social (AISS) ao nível da SADC.

 

No evento que decorreu de 28 a 29 de Março, o INSS partilhou as suas experiências no campo da Modernização e Informatização, com principal destaque para o Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO) bem como das diversas plataformas electrónicas criadas no quadro do alcance do desiderato de "mordernizar para Melhor Servir", de acordo com o Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio.

 

Falando igualmente no encontro, o Secretário-Geral da Associação Internacional de Segurança Social (AISS), Marcelo Caetano, referiu que o encontro vai possibilitar a troca de experiências entre os países para que, posteriormente, possam “desenvolver um Sistema de Segurança Social mais eficiente, eficaz, com maior cobertura e que forneça mais e melhores serviços à população”, disse.

 

Por sua vez, o presidente da AISS ao nível da SADC, Lonkhokhela Dlamini, considerou, na ocasião, que “a importância do recurso às TIC, no campo da Segurança Social, não pode ser menosprezada, muito menos negligenciada”.

 

“As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel transversal, por isso devemos encontrar mecanismos que nos permitam tirar benefícios do seu uso. Para além de melhorar as nossas vidas, elas contribuem para a eficiência dos nossos serviços, assim como permitem que os gestores tomem decisões correctas e de forma atempada”, afirmou Lonkhokhela Dlamini.

 

Fundada em 1927 e presente em 158 países, a AISS é uma organização sem fins lucrativos constituída por instituições, departamentos, agências e outras entidades que lidam com aspectos relativos à Segurança Social no Mundo.

 

 

 

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