HomeNotícias

PR enaltece as reformas introduzidas no sector do Trabalho, Emprego e Segurança Social

Inhambane - (07/06/2019) - O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, enalteceu na manhã desta Quinta feira, na província de Inhambane, os resultados positivos das reformas que tem sido introduzidas pelo sector do Trabalho, Emprego e Segurança Social.

 

 

"É de justiça reconhecer os resultados visíveis e positivos, das reformas que o sector do Trabalho, Emprego e Segurança Social tem vindo a introduzir. Não devemos porém cair na tentação de considerar a obra terminada pois, outros males como o nepotismo, clientelismo, manifestação de corrupção, ainda enfermam o nosso sector e com alguma gravidade", considerou.

 

Garantiu que o governo moçambicano continuará a encorajar tanto a direcção do Ministério como a do INSS "a preservar o bom caminho que estamos a percorrer, efectuando as reformas e as medidas de rigor na gestão do bem público pois é a direcção certa", disse.

 

Filipe Nyusi fez este reconhecimento durante a inauguração da Delegação Distrital do INSS de Inhambane, no quadro da visita de trabalho que efectuou entre os dias 05 e 06 de Junho corrente, à província de Inhambane.

 

O evento contou igualmente com a presença, entre outros, da Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, do Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, quadros da presidência da República, membros do Conselho de Administração e Direcção Geral do INSS, representantes dos parceiros sociais do Sistema, da delegada provincial do INSS de Inhambane, bem como dos funcionários da Segurança Social a nível Central e provincial.

 

Sobre o empreendimento inaugurado, o Chefe de Estado disse tratar-se de uma infraestrutura que se enquadra na resposta objectiva ao compromisso de servir cada vez mais e melhor ao Povo moçambicano, provendo recursos indispensáveis.

 

Por isso, para garantir que o empreendimento inaugurado possa permitir que os contribuintes, beneficiários e pensionistas tenham um atendimento de qualidade, Filipe Nyusi desafia aos funcionários do atendimento aos utentes, a mudança de atitude e postura.

 

Na ocasião, foram oferecidas duas carrinhas de rodas a igual número de pensionistas com problemas de locomoção, no quadro das acções da Acção Sanitária e Social do INSS, acção dirigida pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo. Espera-se que a oferta venha beneficiar, nos próximos dias, mais pensionistas ao nível da cidade de Inhambane.

 

Construídas no sistema open space, as instalações da Delegação Distrital de Inhambane comportam dois pisos de construção, albergando serviços administrativos e espaço para arrendamento, no quadro da política de desenvolvimento imobiliário do INSS.

 

No quadro desta política, foram erguidas, a par da Delegação Distrital de Inhambane, as delegações distritais de Ka Mubukwane, na Cidade de Maputo, Manhiça, na província de Maputo, Vilankulos, em Inhambane, Dondo e Marromeu, na província de Sofala, Monapo, em Nampula, Cuamba, na província do Niassa e Montepuez, em Cabo Delgado.

 

De referir que a Delegação Distrital de Inhambane, que atende igualmente o distrito de Jangamo, possui actualmente um universo de 15.603 beneficiários (trabalhadores), pertencentes a 1.938 contribuintes (empresas), 245 Trabalhadores por Conta Própria e 474 pensionistas.

 

 

Go to top