HomeNotíciasNovo Regulamento da Segurança Social entra em vigor a partir desta Segunda-Feira

INSS duplica volume de investimentos de 15 para 30 mil milhões de meticais

Maputo – (31/10/2019) - O valor total da carteira de investimentos do INSS duplicou, entre 2015 e 2019, passando de 15 para 30.7 mil milhões de meticais, em Junho do presente ano.

 

Ainda durante o presente quinquénio, o INSS registou uma evolução dos rendimentos anuais da carteira de investimentos dos anteriores 1.8 mil milhões de meticais, em 2015, para cerca de 4 mil milhões, em 2018.

 

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, sustentou, ao proceder esta Quinta-feira, à abertura da Reunião Nacional do INSS, no distrito de Namaacha, província de Maputo, que este crescimento enquadra-se no âmbito da implementação da Política e a Estratégia de Investimentos da instituição.

 

Por outro lado, segundo enfatizou a governante, a informatização global do Sistema de Segurança Social permitiu a melhoria do apuramento tempestivo da dívida de contribuições. “Fruto da intensificação das acções inspectivas de rotina às empresas devedoras e do estreitamento das relações com os órgãos de administração da justiça foi possível recuperar cerca de 2.789 milhões de meticais ao longo do presente quinquénio”, frisou.

 

No encontro, cujo lema é “Modernizar para Melhor Servir”, Vitória Diogo enalteceu algumas das grandes reformas realizadas no INSS, como a revisão do Regulamento da Segurança Social Obrigatória, com destaque para a inscrição, pagamento de contribuições e de prestações através da plataforma electrónica, a possibilidade de pagamento de diferenças de contribuições para os casos de trabalhadores com idade de reforma que acusem desgaste total para o trabalho, e a instituição da pensão reduzida.

 

Usando, igualmente, da palavra, o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, destacou o papel do INSS na reforma e modernização dos serviços de Segurança Social, no País, consubstanciados na entrada em funcionamento do Sistema de Informações de Segurança Social de Moçambique (SISSMO).

 

Já o representante da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-Central Sindical), André Mandlate, considerou que as reformas em curso no INSS vão ao encontro dos anseios dos beneficiários do Sistema. “Queremos saudar este esforço e encorajar a direcção do INSS no sentido de continuar nesse caminho”, disse André Mandlate.

 

No evento, foi lançada a colectânea de Legislação da Segurança Social Obrigatória, uma brochura compilada com o pressuposto de melhorar e facilitar o acesso à informação aos cidadãos, em geral, e aos utentes dos serviços de Segurança Social, em particular, para além da entrega simbólica de uma cadeira de rodas a um pensionista com deficiência física no âmbito da responsabilidade social do INSS.

 

Go to top