HomeNotíciasINSS analisa desempenho em Reunião Nacional

Técnicos do INSS capacitados em modelo actuarial de pensões

Maputo - (8/11/2019) - Sete técnicos do INSS participaram no seminário sobre o modelo actuarial de pensões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), onde adquiriram conhecimentos sobre a análise e projecção de dados para estudos actuariais.

 

 

Os estudos actuariais são essenciais para avaliar a sustentabilidade e a adequação dos planos e regimes de Segurança Social. À pedido do governo moçambicano, o Departamento de Protecção Social da OIT está a desenvolver um estudo actuarial do Sistema de Segurança Social.

 

Moçambique constitui um dos primeiros países do Mundo em que se está a utilizar o novo modelo actuarial de pensões da OIT, elaborado para ser mais potente, sofisticado e intuitivo.

 

O seminário, que decorreu de 4 à 7 do mês em curso, teve como uma das etapas, a apresentação do relatório preliminar do estudo actuarial e do trabalho prático desenvolvido em redor do novo modelo actuarial da OIT, com a equipa técnica do INSS.

 

Durante a capacitação, os formandos do INSS tiveram a oportunidade de analisar e conhecer os princípios básicos de um estudo actuarial, análise de dados e projecções actuariais usando o novo modelo.

 

Os consultores da OIT recomendaram aos formandos para darem seguimento ao treinamento em “on the job”, de forma a criar capacidade interna ao INSS, que será fundamental nas fases sucessivas de análise, gestão, planeamento e tomada de decisão sustentadas nos resultados dos futuros estudos actuariais.

 

No âmbito da referida formação, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, manteve encontro, na Quinta-feira, com a equipa de consultores da OIT, no qual agradeceu a disponibilidade daquela instituição em apoiar o INSS na elaboração do estudo actuarial, tendo louvado a transmissão de conhecimentos aos quadros nacionais, o que vai diminuir a dependência externa na elaboração de futuros estudos actuariais.

 

Destacou a necessidade de o INSS continuar a criar condições para prosseguir com as acções formativas que a OIT tem estado a desenvolver no País.

 

Na ocasião, os peritos da OIT deram o ponto de situação do estudo actuarial, tendo destacado amelhoria substancial dos dados comparado com as avaliações actuariais anteriores. Apontaram que a saúde financeira do INSS é saudável, daí a necessidade de se continuar a alargar o âmbito pessoal do Sistema de Segurança Social e desenvolver políticas para a rentabilização dos investimentos da instituição.

 

Ainda no quadro da cooperação com a OIT, decorre entre os dias 7 e 8 de Novembro, uma formação sobre a governação de investimentos de fundos do sistema previdencial que, para além dos técnicos do INSS, envolve os quadros do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e do Banco de Moçambique. Nos dias 11 e 12 do mês em curso, terá lugar uma formação sobre interoperabilidade dos sistemas informáticos que envolverá técnicos das três instituições.

 

 

Go to top