HomeNotíciasINSS e AT fortificam actuação no distrito de Chiúre

Informatização permitiu detectar irregularidades e fraudes no Sistema

Maputo - (27/11/2019) - A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, disse na manhã de hoje, em Maputo, que a Informatização do Sistema de Segurança Social permitiu que fossem detectados alguns casos de irregularidades e fraudes, ao longo do quinquénio prestes a findar.

 

“O INSS conheceu neste quinquénio, um grande avanço no processo de modernização e informatização do Sistema de Segurança Social, tendo-se evoluído da tramitação manual dos processos para a informatização. A Informatização tornou a gestão do Sistema mais rigorosa, transparente e célere, sendo possível rastrear o percurso de um processo, detectar possíveis irregularidades, fraudes e riscos”, disse.

 

Vitória Diogo fez este pronunciamento na abertura do seminário nacional de articulação com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em matéria de prevenção e combate a fraudes ao Sistema de Segurança Social.

 

Não obstante este facto, a titular da pasta do Trabalho, Emprego e Segurança Social reconhece que existam desafios que podem ser ultrapassados na articulação entre o INSS, Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e o SERNIC.

 

“Apesar dos avanços tão visíveis no concernente à prevenção e combate a fraudes, nota-se que paralelamente, os prevaricadores vão aprimorando os mecanismos para a prática de ilícitos. Por isso, mostra-se oportuno e urgente a melhoria da articulação entre o INSS, a Inspecção Geral do Trabalho e o SERNIC, o que exige, necessariamente, se dotar os auditores e inspectores de trabalho de conhecimentos técnico-investigativos que possibilitem a detecção e prevenção de fraudes, bem como a adopção de uma plataforma de comunicação fluída e célere das fraudes e uma pronta intervenção do SERNIC” concluiu.

 

No evento de um dia, tomam parte quadros do INSS e da IGT, técnicos da área de Auditoria e Contencioso das delegações provinciais do INSS e representantes do SERNIC do nível central e provincial.

Go to top