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Aprimorar conhecimentos para melhor servir os utentes do Sistema

Nampula – (24/02/2020) – Os formandos do curso sobre técnicas de excelência do atendimento ao público, ética e deontologia profissional afirmam estar dispostos a aprimorarem os conhecimentos adquiridos, com vista a servirem cada vez mais e melhor os utentes do Sistema de Segurança Social.

 

O comprometimento foi feito durante o encerramento, na Sexta-feira, na cidade de Nampula, de uma acção de formação que juntou 24 técnicos das áreas de atendimento das delegações provinciais do INSS de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

 

 

Os funcionários afirmaram estarem cientes de que o atendimento ao público é o espelho da instituição, pelo que tudo farão para aplicarem as ferramentas adquiridas para o melhoramento do seu desempenho.

 

“Hoje o funcionário do atendimento ao público do INSS não terá dificuldades em atender, pois saberá e terá condições de ouvir, perceber e resolver as preocupações dos utentes com diferentes características e status”, salienta a mensagem dos formandos lida na sessão de encerramento pela técnica da delegação distrital do INSS de Nacala, Emília do Carmo Lino.

 

Segundo acrescentaram, a relação entre o colaborador e utente será caracterizada por uma comunicação segura, clara, objectiva, transparente e imparcial.

 

“O nosso foco é saber ser, estar e fazer, e tudo isso só será possível se cada um de nós conhecer o seu trabalho e dar o seu melhor com humildade, honestidade, responsabilidade, empatia e prudência”, acrescentaram.

 

O delegado provincial do INSS de Nampula, Arrone Uamba, recomendou aos formandos para aplicarem os conhecimentos adquiridos e fazerem réplica nos seus sectores de actividade.

 

Foram leccionados durante a formação, temas relacionados com a ética e deontologia no local de trabalho; atendimento ao público – conceito e suas características; técnicas básicas de atendimento ao público; o papel do funcionário do atendimento no INSS; competências interpessoais e intrapessoais; técnicas básicas de negociação; deveres e direitos dos funcionários e agentes do estado, código de conduta do funcionário e direito a informação.

 

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