HomeNotícias

INSS capacita mais técnicos em gestão documental

Gaza - (26/11/2020) - 46 técnicos do INSS, em representação dos Serviços Centrais e das Delegações da Cidade de Maputo, Provincias de Maputo, Gaza e Inhambane, estão a ser capacitados, na vila autárquico do Bilene, em matérias de gestão documental.

 

A formação, que abrange a região sul do país e que decorre sob o lema “por uma gestão documental eficiente para melhor servir”, iniciou no passado dia 23, com término previsto para o dia 27 de Novembro.

 

A acção formativa tem como objectivo dotar os funcionários do INSS em competências técnicas para uma gestão criteriosa de documentos da instituição, assim como combater a fuga de informação institucional para pessoas não autorizadas.

 

A mesma tem como facilitadores, para além de quadros do INSS, técnicos de instituições do Estado que lidam com aspectos de gestão documental e segredo estatal, como é o caso da Comissão para Implementação das Normas do Segredo Estatal (CPISE) e do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO).

 

O chefe do departamento de Trabalho e Segurança Social de Gaza, Carlos Orlando Chissico, falando, na abertura do encontro, em representação do director dos Serviços de Justiça e Trabalho, referiu que a organização e estruturação do arquivo documental permite ter-se todo o historial da instituição.

 

Aquele dirigente apelou aos formandos para terem uma participação activa durante a capacitação, bem como capitalizarem todos os conteúdos a serem transmitidos, porque, segundo sustentou, "só assim é que a instituição sairá com ganhos visíveis”.

 

O INSS já capacitou outros 64 técnicos em gestão documental, em seminários regionais centro e norte, que decorreram nas províncias de Sofala de Nampula, com a participação de 36 e 28 funcionários, respectivamente.

 

Go to top