HomeNotíciasArranca a inscrição de trabalhadores moçambicanos na África do Sul

Governo distrital de Inharrime disposto a colaborar com o INSS

Inhambane - (30/11/2020) - O governo distrital de Inharrime manifestou disponibilidade em colaborar com o INSS na divulgação do Sistema de Segurança Social.

 

 

O compromisso foi manifestado, há dias, pelo respectivo administrador distrital, Lucas António Simbine, durante a realização, naquela parcela do País, de um seminário de divulgação do Regulamento da Segurança Social Obrigatória, aprovado pelo Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro.

 

Segundo ele, o distrito de Inharrime apresenta um grande potencial de inscrição de empresas e trabalhadores, sobretudo dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP), devido a sua localização geográfica e por ser tratar de ponto de convergência de pessoas vindas de distritos vizinhos. 

 

“Por isso, há uma necessidade de se potenciar as acções de difusão de informações sobre Segurança Social para uma maior adesão ao Sistema e o governo distrital está disponivel a colaborar”, acrescentou.

 

No seminário, que foi presidido pela delegada provincial do INSS de Inhambane, Rabia Abacar, estiveram presentes diversos participantes, em representação de contribuintes, associações profissionais e sindicais, entidades licenciadoras de actividades, beneficiários e TCP.

 

O evento abordou temas relacionados com o funcionamento do SISSMO (Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique), com a plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Beneficio) e sobre o mecanismo de articulação de Sistemas de Segurança Social Obrigatória.

 

Os participantes congratularam o INSS pela iniciativa da realização do evento, pois, segundo defenderam, o mesmo serviu para esclarecer várias dúvidas que tinham no âmbito da aplicação do Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro.

 

Na ocasião, a delegada provincial do INSS procedeu a distribuição de máscaras de protecção facial aos participantes, no quadro das acções de prevenção e mitigação da pandemia da COVID-19.

 

O evento marcou o fim do ciclo de seminários agendados pela Delegação Provincial do INSS de Inhambane para o ano de 2020, no quadro da divulgação do Regulamento da Segurança Social e das plataformas informáticas do INSS, com vista a garantir a sua adequada aplicação e utilização.

 

Go to top