HomeNotícias

PCA do INSS visita Cabo Delgado

Cabo Delgado - (11/04/2021) - O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, encontra-se desde este Domingo na Província de Cabo Delgado, para uma visita de trabalho de quatro dias, com o intuito de se inteirar do estágio do Sistema de Segurança Social.

 

Naquela província nortenha do País, o PCA do INSS irá escalar o distrito costeiro de Metuge, onde irá se inteirar do plano de construção de uma direcção distrital da instituição, no quadro da estratégia de expansão territorial do Sistema de Segurança Social. Actualmente, o INSS está presente em Metuge através de uma representação distrital e ainda não tem instalações próprias.

 

O Governo do Distrito de Metuge comprometeu-se, recentemente, a prestar apoio ao INSS para a concretização deste plano, assim como no incremento das acções de mobilização dos diferentes grupos sócio-económicos locais com vista a se inscreverem no Sistema de Segurança Social, para o seu futuro social e dos dependentes, nomeadamente os pescadores e os operadores dos sectores pecuário, comercial e agrícola.

 

Ainda em Cabo Delgado, Kabir Ibrahimo irá trabalhar no Distrito de Chiúre, extremo sul da província, onde, igualmente, a Delegação Distrital do INSS ainda não tem instalações próprias, encontrando-se a funcionar em espaço cedido. Mas, a administradora distrital, Etelvina Fevereiro, sensibilizada com o facto, disponibilizou, recentemente, um espaço para a construção de um posto de atendimento, como forma de incentivar o mercado a fazer o acompanhamento da dinâmica sócio-económica que se regista naquele ponto da província, sobretudo face ao surgimento de novos investimentos.

 

É vontade do Distrito em ver as futuras instalações do INSS edificadas com vista a proporcionar um atendimento condigno ao público, sobretudo aos utentes do Sistema de Segurança Social. A administradora distrital disse que o empreendimento irá transmitir uma imagem de crescimento não só da vila sede, como também de todo o distrito, apelando, ao mesmo tempo, para uma maior divulgação do Sistema, com vista a incrementar-se o número de contribuintes e beneficiários inscritos.

 

Na cidade de Pemba, o PCA do INSS manterá encontros com o Secretário de Estado e o Governador Provincial, com os Órgãos da Administração da Justiça, com o Conselho Empresarial Provincial (CEP), bem como com os Secretariados Executivos Provinciais da OTM-CS e da CONSILMO.

 

Reunir-se-á ainda com os funcionários da delegação provincial do INSS, assim como visitará contribuintes e pensionistas do Sistema de Segurança Social.

Go to top