MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


A harmonização dos mecanismos de comunicação interna e externa do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), nomeadamente tendo em conta os diferentes públicos do sistema de segurança social obrigatório, gerido por esta instituição, está a decorrer conforme o previsto na estratégia do sector sobre o desenvolvimento humano.

É assim que, no âmbito da referida aposta, termina amanhã, Sexta-feira, na localidade da Ponta D´Ouro, Posto Administrativo de Zitundo, distrito de Matutuine, Província de Maputo, a Formação do quarto grupo da segunda fase sobre Melhorias de Atendimento e Técnicas de Comunicação Assertiva, cujo grupo alvo desta vez foi de quadros do INSS a nível nacional, que abrangeu os técnicos dos serviços centrais, a cidade de Maputo, bem como as províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Maputo, Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia. A primeira fase decorreu no ano passado, envolvendo técnicos do atendimento e relações públicas, análise e processamento, recursos humanos, secretarias executivas e o pessoal de apoio.

A perspectiva do INSS consiste em tornar a comunicação mais clara e humanizada, tanto entre os funcionários, assim como entre estes e o público usuário do sistema de segurança social, com destaque para os contribuintes, beneficiários, os pensionistas e os seus familiares ou dependentes. Tal como sublinhou o chefe do departamento central de recursos humanos no INSS, Aniano Tamele, falando durante a formação em Matutuine, que enfatizou, ainda, que a comunicação assertiva é essencial dentro de qualquer instituição ou organização, razão pela qual foi desenhado um pacote de formação transversal, unicamente virado para a melhoria do atendimento e o fortalecimento da comunicação interna e externa.

Nesta segunda fase, que ainda terá uma outra capacitação na província de Manica, a partir do próximo dia 26 de Maio, a formação abrange todos os funcionários das diferentes unidades orgânicas do INSS, mais concretamente os que não tiveram oportunidade de participar, tais como os assessores e o secretariado do conselho de administração, da direcção-geral, direcção de administração e finanças, direcção do seguro social, os departamentos jurídicos, de informática, auditorias internas, bem como a repartição central da UGEA.