Organização da Direcção Geral
Organização estrutural da Direcção Geral
Em termos de estrutura, o INSS é formado por órgãos de nível central e local.
Ao nível central, compreende as direcções de serviços, os departamentos, as repartições e as secções.
Ao nível local, compreende as delegações provinciais, departamentos, repartições e secções provinciais, bem assim as delegações, representações distritais e postos de atendimento.
Nos Serviços Centrais, existe no topo o Conselho de Administração e a Direcção-Geral, seguidos pelas Direcções de Serviços, nomeadamente Seguro Social e de Administração e Finanças.
A Direcção de Seguro Social compreende os Departamentos de Regimes e Prestações; Estudos e Cooperação e Planificação e Estatística.
A Direcção de Administração e Finanças é composta pelos Departamentos de Gestão Financeira e Contabilidade, Património e Participações Financeiras e Administração Geral.
Os Departamentos individualizados de Recursos Humanos, Informática, Auditoria Interna e Jurídico respondem directamente ao Director Geral.