Uma delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) encontra-se na cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde está a participar do fórum internacional sobre a segurança social, cujo evento reúne representantes de instituições públicas, privadas e as organizações da sociedade civil, com o objetivo de debater estratégias conjuntas e partilhar experiências em torno da protecção social no mundo.
Moçambique, através do INSS, faz-se representar por uma equipa liderada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Kabir Fahar Ibrahimo. A presença da instituição vai permitir a troca de ideias sobre as boas práticas internacionais e a análise dos desafios actuais do sector, reafirmando a importância da cooperação para o fortalecimento dos sistemas de protecção social cada vez mais inclusiva.
Naquele fórum, que decorre de 29 de Setembro até ao próximo dia 3 de Outubro, o INSS destacou o seu compromisso em garantir a inclusão dos trabalhadores por conta própria e os assalariados no sistema que gere, bem como o reforço do papel da instituição na promoção de uma segurança social abrangente e sustentável.
Na cerimónia de abertura, o Secretário-Geral da Associação Internacional da Segurança Social (ISSA), Marcelo Abi-Ramia Caetano, procedeu ao lançamento do relatório intitulado “Desenvolvimentos e Tendências da Segurança Social – Global 2025”, num momento em que os sistemas e as instituições de segurança social enfrentam um cenário complexo e em rápida evolução, marcado por mudanças demográficas, incerteza económica, a transformação tecnológica e os riscos crescentes, devido a choques de grande escala. O documento destaca como os sistemas de segurança social estão a responder a tais desafios com resiliência, inovação e um renovado compromisso com a inclusão e a sustentabilidade.




